NOTÍCIAS

Grupo Opersan e Tinturaria Willrich comemoram renovação de parceria por mais 10 anos

Acordo prevê o investimento na expansão da ETE e a prestação de serviços de tratamento de efluentes por mais 10 anos

opersan

O Grupo Opersan, especializado em soluções ambientais para o tratamento de águas e efluentes, e a Tinturaria Willrich, empresa que atua no acabamento e beneficiamento têxtil, acabam de renovar o contrato para ampliação do sistema de tratamento de efluentes e para a prestação de serviços de operação e manutenção por mais 10 anos.

De acordo com o diretor de Desenvolvimento de Negócios do Grupo Opersan, Diogo Taranto, em virtude de a Willrich ter alterado parte de seu processo produtivo, o efluente gerado passou a apresentar condições de tratamento mais complexas, as quais, com o atual sistema, demandam um maior consumo químico e maior geração de resíduos.

Somada a necessidade de expansão da fábrica e uma geração maior de efluentes, o Grupo Opersan, sempre com o objetivo de fazer parcerias de longo prazo e buscar a solução de tratamento economicamente mais viável para os clientes, sugeriu a realização de um novo investimento de ampliação e adequação da atual estação de tratamento de efluentes da Willrich. A partir da conclusão das obras, a estação poderá tratar até 70 mil metros cúbicos de efluentes por mês, por meio de um robusto processo biológico seguido de um sistema físico-químico.

“Assim como o Grupo Opersan, a Tinturaria Willrich sempre foi um cliente preocupado com o meio ambiente e, após estes 10 anos de parceria, realmente podemos atestar que o discurso e a prática são indissociáveis”, comenta Taranto.

Ampliação da ETE

Agora, o Grupo Opersan trabalha para ampliar a ETE, com a construção de novos tanques e unidades de processo. “Para que esta obra fosse possível, firmamos um novo contrato com a Willrich Tinturaria, em que assumimos toda a responsabilidade pelos investimentos que se somam proximo à R$ 7 milhões, bem como pela continuidade na prestação de serviços de operação e manutenção do sistema por mais 10 anos”, explica. “Nesta modalidade, nosso cliente se mantém focado em seu negócio, dispendendo recursos humanos e financeiros para melhoria de seus processos, deixando que o Grupo Opersan, que tem o conhecimento e experiência específicos na área ambiental, faça a gestão deste segmento”, acrescenta Taranto.

Para o sócio-administrador da Tinturaria Willrich, André Willrich, o tratamento correto de efluentes traz dois principais benefícios para a empresa. O primeiro é o impacto nos resultados. “Se olharmos apenas os custos, a primeira impressão que temos é que tratar efluentes é algo oneroso. Porém, quando vemos que a empresa fica 100% focada no seu negócio, percebemos que isso traz uma rentabilidade muito maior ao longo do tempo”, explica.


LEIA TAMBÉM: 6 MOTIVOS PARA EMPRESAS OPTAREM PELO REÚSO DE ÁGUA.


A segunda vantagem repercute diretamente na filosofia da Willrich, que preza pelo cuidado e respeito com a natureza. “Sabemos que esta é uma operação delicada, que pode ter impacto ambiental, e, por isso, é necessário ter como parceira uma empresa como a Opersan, especializada e focada no tratamento de efluentes e que tem a mesma visão da Willrich quando o assunto é preservação do nosso planeta”, afirma Willrich.

Também é importante destacar que a planta instalada na Tinturaria Willrich segue o modelo BOT (Build, Operate and Transfer), indicado para empresas que necessitam de água para abastecimento e/ou necessitam de tratamento de efluentes dedicados dentro de suas proprias plantas. Além disso, por atuar na modalidade BOT, a tinturaria mantém todo o foco em seu core business, enquanto a Opersan fica responsável por todo o processo de tratamento dos efluentes. “Nosso negócio é têxtil, não o tratamento de águas e efluentes”, finaliza Willrich.

Sobre o Grupo Opersan

Com mais de 30 anos de experiência, o Grupo Opersan é especializado em soluções ambientais para o tratamento de águas e efluentes, oferecendo ao mercado um portfólio de serviços que engloba a elaboração de projetos, construção, operação e manutenção de unidades dedicadas, bem como a realização de tratamentos de diversos tipos de efluentes em suas próprias estações. Atuando em mais de 1000 clientes ativos de diferentes portes, segmentos e localidades, conta com as certificações ISO 9001, ISO 14001 e ISO/IEC 17025. O Grupo dedica-se a soluções customizadas, ambientalmente sustentáveis e economicamente vantajosas para atender às necessidades do mercado corporativo. Entre os princípios da empresa, está a realização dos negócios de maneira transparente e profissional, acreditando na condução ética e responsável das suas atividades.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS