NOTÍCIAS

Distribuidores Rotativos para Filtros Biológicos SIGMA®

Pela sua simplicidade, baixo custo de manutenção e operação, os filtros biológicos são amplamente empregados em sistemas de tratamento de esgotos sanitários e efluentes industriais.

Uma vez que o princípio básico de funcionamento e toda a eficiência dos filtros biológicos dependem da percolação homogênea de todo o efluente a ser tratado, vê-se nos distribuidores rotativos uma solução simples e eficaz para a qualidade do tratamento.

A SIGMA® projeta distribuidores rotativos específicos para cada aplicação. Tratam-se dos modelos DRFB e DRFB-E.

 

O princípio de funcionamento é simples: o esgoto entra no filtro por uma tubulação no centro do tanque, alimentando a coluna central do distribuidor. O conjunto móvel é montado sobre esta coluna e divide a vazão pelos braços distribuidores. Os braços possuem bocais posicionados proporcionalmente à vazão, diâmetro e à velocidade de giro, tipo flat nozzle. Estes são fabricados em neoprene, em quantidade adequada e proporcional à vazão de trabalho, com forma própria e projetados para promover uma abertura em “leque” do líquido – esta abertura amplia a área de distribuição do esgoto sobre o leito filtrante. Os bocais são montados lateralmente ao braço; dessa forma, durante a descarga do esgoto, é gerada uma componente de força hidráulica que promove o giro do conjunto.

O Distribuidor Rotativo para Filtro Biológico Marca SIGMA® – Modelo DRFB é composto basicamente de uma estrutura central fixa e um conjunto móvel com 2, 4 ou 6 braços distribuidores com bocais. Os braços são fixados ao corpo móvel e tirantes permitem o ajuste correto do nivelamento na fase de montagem.

Com sistema exclusivo desenvolvido pela SIGMA®, o conjunto móvel do distribuidor possui um mancal de rolamento de fácil acesso e sem contato com o líquido, conferindo grande vida útil e baixíssima manutenção. Esse mancal é lubrificado por um dispositivo automático, montado na parte superior do equipamento, com capacidade de lubrificação constante. Este dispositivo dura de 06 (seis) meses a 01 (um) ano, dependendo do ambiente e temperatura local, sendo posteriormente substituído por um novo similar. O sistema de vedação entre o corpo fixo e o corpo girante é do tipo driver-flag, dispensando o uso de componentes de desgaste como anéis retentores e anéis de vedação, itens de manutenção constante.

Normalmente são construídos em aço carbono com revestimento em epóxi contra oxidação. Opcionalmente, podem ser revestidos por galvanização a quente ou fabricados em outros materiais como aço inoxidável.

Podem ser fornecidos opcionalmente com acionamento eletromecânico (Modelo DRFB-E), proporcionando o controle na rotação dos braços.

Para mais detalhes, consulte o nosso catálogo técnico ou solicite a ajuda de nossos consultores para seleção do melhor equipamento para sua necessidade.

www.sigma.ind.br / comercial@sigma.ind.br

Visite a página da Sigma no Portal TA e solicite sua cotação on-line!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS