NOTÍCIAS

Dessalinização: Camilo visita empresas na Itália

Segundo o governador, será aberta a licitação para construir a usina de dessalinização do Ceará, que será a maior do País.

dessalinizacao-italia

Dois consórcios manifestaram interesse em realizar estudos para a implantação de uma usina na Região Metropolitana de Fortaleza ( FOTO: EDUARDO QUEIROZ ).

O governador do Ceará, Camilo Santana, vai visitar, na próxima quinta-feira (23), empresas na área de dessalinização na Itália. 

Camilo está em Roma em viagem oficial onde hoje (22) tem encontro com o papa Francisco. “Na quinta, eu estarei com o embaixador do Brasil em Roma e vou visitar algumas empresas para conhecer experiências em dessalinização de água que é um projeto que nós vamos implantar no Ceará no ano que vem”, disse o governador através de bate-papo com internautas.

Ainda segundo ele, o estudo para a planta de dessalinização já foi licitado e será entregue até o fim deste mês ou no início do ano que vem.
“Já vamos abrir a licitação para iniciar a construção da maior usina de dessalinização de água do Brasil que vai ser na Capital cearense”,
afirmou Camilo.

Em outubro, dois consórcios, sendo um coreano e um espanhol, entregaram propostas de manifestação de interesse em apresentar estudos para instalação de uma Planta de Dessalinização de Água Marinha para a Região Metropolitana de Fortaleza, com capacidade de 1 metro cúbico (m³) por segundo. Os grupos internacionais, que atuam no País, são liderados pela empresa sul coreana GS Inima Brasil e pela espanhola Acciona Água S/A.

Prazo

De acordo com o Governo do Estado, em um prazo de até 30 dias, a Cagece divulgará se as empresas estão habilitadas para fazer o estudo.
Conforme edital, mais de uma empresa poderá ser autorizada, sendo que ao nal
do processo apenas a que apresentar o melhor estudo
será remunerada.

Após a autorização pela Cagece, a empresa – ou as empresas – por meio do regime de Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI),
terá até 150 dias para desenvolver e apresentar os estudos. A avaliação das propostas conta com o suporte da Fundação Getulio Vargas.

Novo sistema

A instalação de uma planta de Dessalinização de Água Marinha para a Região Metropolitana de Fortaleza tem por objetivo incrementar a
oferta de água para o sistema integrado de abastecimento e garantir segurança hídrica para os municípios atendidos pelo sistema.
O novo sistema vai gerar inicialmente um metro cúbico por segundo. O incremento vai significar aumento de 12% na oferta de água, beneficiando cerca de 720 mil pessoas. Entre os estudos e projetos que serão desenvolvidos pela empresa selecionada estão Diagnóstico e Estudos de Demanda; de Impacto Ambiental; de Viabilidade; Estrutura de Financiamento e Garantias; Plano de Comunicação; etc.

Segundo o presidente da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), Neuri Freitas, desde o início do projeto, empresas de cinco paísesestavam interessadas no documento. Além da coreana e da espanhola, empresários da Alemanha, Itália e Israel também teriam
manifestado desejo no documento.

Fonte: Diário do Nordeste

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS