NOTÍCIAS

Aprovada resolução proposta pela Corsan que contribui para reduzir impacto ambiental

Resolução proposta pela Corsan e aprovada pelo Consema contribui para reduzir impacto ambiental.

Pioneira no Brasil, resolução proposta pela Corsan e recentemente publicada pelo Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema) definiu critérios e procedimentos para o uso agrícola de lodos gerados em estações de tratamento de água (LETAs) e seus produtos derivados

Pioneira no Brasil, resolução proposta pela Corsan e recentemente publicada pelo Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema) definiu critérios e procedimentos para o uso agrícola de lodos gerados em estações de tratamento de água (LETAs) e seus produtos derivados.

A decisão foi construída a partir de minuta proposta no ano passado pela Companhia, que foi produto de pesquisa realizada numa parceria entre a Corsan e a Embrapa.

Após complementações sugeridas pelos integrantes das Câmaras Técnicas e pelos conselheiros do Consema, a resolução foi aprovada em maio. Está publicada no Diário Oficial do Estado (RS) do dia 15 de Junho.

Conforme a Diretora de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Corsan, Liliani Cafruni, “a resolução apresenta uma alternativa viável e ambientalmente sustentável para a disposição final dos resíduos do gerados no processo de tratamento de água e é um importante passo para a economia circular no Estado. Fruto de uma longa pesquisa, é pioneira no Brasil, podendo servir de referência para a regulamentação em outros estados ou até em nível nacional”.


 

LEIA TAMBÉM: B&F DIAS LANÇA SOLUÇÃO INOVADORA PARA SECAGEM DE LODO NO BRASIL


Saiba mais

O destino dos LETAs tem sido um dos maiores desafios do setor de saneamento no Brasil. De acordo com o Plano Nacional de Resíduos Sólidos (Planares), publicado recentemente, foram gerados em 2015 mais de 78 milhões de toneladas de LETA, em base seca.

Em diversas ETAs do país, o lodo gerado retorna para os mananciais por não terem uma etapa de tratamento, que consiste basicamente na remoção do excesso de água desse material. E quando há essa etapa de tratamento, o destino do lodo acabam sendo, em geral, os aterros sanitários.

Para encontrar alternativas nobres e ambientalmente sustentáveis para os lodos de ETAs e ETEs, a Corsan firmou em 2015 um termo de cooperação com a Embrapa Clima Temperado, intitulado “Pesquisa e desenvolvimento do potencial do uso agrícola de lodos de estações de tratamento de água e de esgoto”.

Após cinco anos de pesquisa e diversos experimentos, incluindo experimento de campo, a Embrapa concluiu que o lodo de ETA pode ser disposto no solo, inclusive para uso agrícola, se atendidos alguns critérios. Para que essa alternativa pudesse ser aplicável ainda era necessária a regulação de tal atividade, algo ainda não existente no Brasil e que foi contemplado pela resolução do Consema.

Confira os critérios para aplicação do LETA em solo agrícola e acesse a resolução na íntegra: Resolução CONSEMA 461/2022

Fonte: Corsan


ÚLTIMAS NOTÍCIAS: EMBRAPA MAPEIA SEQUESTRO DE CARBONO NO AGRONEGÓCIO

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: VACINA CONTRA SALMONELA USADA EM AVES NO BRASIL FEZ SURGIREM BACTÉRIAS RESISTENTES A ANTIBIÓTICOS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS