NOTÍCIAS

Água e Esgoto

Concessão de Água e Esgoto de Angra terá R$ 1 bi de investimentos em 10 anos

Concessão de Água e Esgoto

Prefeitura inicia consulta pública para a concessão dos serviços de água e esgoto; interessados podem participar do processo até o dia 4 de maio

Angra dos Reis – A minuta do edital de concessão dos serviços públicos de abastecimento de água e de esgotamento sanitário de Angra dos Reis está disponível para consulta pública, no site da Prefeitura, até o dia 4 de maio. Os interessados em participar do processo podem enviar suas sugestões e comentários para o endereço concessao@saaeangra.com.br, com nome, empresa, e-mail e telefone de contato.

No site da Prefeitura, pelo link https://angra.rj.gov.br/saae-consulta-publica-concessao.asp, é possível acessar e baixar o arquivo da minuta, seus nove anexos (minuta do contrato, caderno de encargos, diretrizes para elaboração de proposta técnica, diretrizes para proposta comercial, plano de negócio referencial, modelos de cartas e declarações, relação de bens existentes, regulamento dos serviços e tabela de serviços complementares), além do modelo econômico-financeiro.

Estudos estimaram a necessidade de cerca de R$ 1 bilhão, nos próximos 10 anos, para que o município alcance as metas estabelecidas pela Lei do Marco Regulatório do Saneamento Básico. A lei prevê meta de atendimento de 99% da população com água potável e 90% com coleta e tratamento de esgotos até 2033. Com a universalização dos serviços de água e esgoto, serão construídas estações de tratamento de água e obras de transposição de rios.


LEIA TAMBÉM: RIO DE JANEIRO TERÁ NOVA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA NO GUANDU


Com 86 páginas, a minuta do edital traz os estudos jurídico-institucionais e informações que fornecem transparência aos cidadãos e às empresas interessadas no processo. Dentre os tópicos inclusos na minuta estão: valores de referência, critério de julgamento, condições de participação e para a formalização do contrato, entre outros itens.

O processo administrativo de concessão dos serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário será feito de forma de licitação na modalidade de concorrência pública e terá como critério de julgamento a melhor proposta em razão da combinação dos critérios de menor valor da tarifa e melhor técnica.

– Após o período de consulta pública, haverá um prazo de 15 dias para ser feita uma análise de todas as informações e sugestões que possam ser inseridas na proposta do edital. Após isso, publicaremos uma nova versão do edital, que será enviada ao Tribunal de Contas e ao Ministério Público para avaliação. Depois da aprovação dos dois órgãos competentes, o prazo será reaberto para início do processo de licitação – explicou Felipe Larrosa, presidente do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), autarquia municipal responsável pela distribuição de água e esgotamento sanitário.

Há uma semana, o SAAE promoveu audiência pública para apresentar os estudos com o modelo de concessão dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário de Angra dos Reis. A concessão tem o objetivo melhorar a distribuição de água e a coleta de esgoto para o cidadão angrense. Para isso, a operacionalização será passada para a iniciativa privada, por sua maior capacidade de investimento, através de uma concessão.

No modelo idealizado para Angra, a concessão dos serviços de água e esgoto será por 35 anos. A concessionária ficará responsável desde a captação e tratamento até a distribuição da água. Nos esgotamentos sanitários, a concessionária fará desde a coleta até o tratamento.

Fonte: Diário do Vale


ÚLTIMAS NOTÍCIAS:REDUÇÃO DE EMISSÕES DE CARBONO: POSSÍVEIS ALTERNATIVAS REGULATÓRIAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: VOCÊ ESTÁ NA ROTA DA LAMA? VEJA LOCAIS QUE SERIAM SOTERRADOS POR ROMPIMENTO DE BARRAGENS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS