NOTÍCIAS

Caesb investe R$ 380 mil em flutuante para analisar água do Lago Paranoá/DF

A plataforma foi instalada próximo à Ermida Dom Bosco. Os recursos para a compra do equipamento vieram do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID)

lago-paranoa

A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) adquiriu uma plataforma flutuante para realizar estudos sistemáticos sobre qualidade da água do Lago Paranoá. O investimento, de R$ 386 mil, se fez necessário, principalmente, a partir da utilização da água do reservatório para consumo humano, que teve início em outubro de 2017, com a inauguração da Estação de Tratamento de Água do Lago Norte.

O equipamento adquirido pela Caesb está instalado próximo à Ermida Dom Bosco e é capaz de registrar parâmetros básicos como densidade de algas, temperatura, pH, condutividade, turbidez e oxigênio em diferentes profundidades, em tempo real, para aprofundar conhecimento sobre a dinâmica do manancial.

À época da inauguração, especialistas levantaram alerta sobre a capacidade do reservatório em diluir elementos químicos, como o fósforo. Isso ocorre porque o Lago Paranoá é um ponto receptor de esgoto tratado. Na data, a Caesb afirmou que, mesmo que o lançamento de esgoto tratado contribua para o aporte de fósforo no Lago Paranoá, é a emissão indevida do recurso, antes do tratamento, a responsável pelo aumento significativo do elemento químico.

Qualidade da água

O governador Rodrigo Rollemberg garantiu na inauguração da obra que, com o tratamento disponível, não há riscos no consumo da água do Lago Paranoá. Segundo a Caesb, a nova plataforma flutuante poderá também, a médio prazo, realizar a simulação tridimensional da hidrodinâmica da qualidade da água do Lago. “Isso permitirá uma avaliação mais abrangente dos potenciais riscos à coleta de água bruta, por exemplo, lançamento de esgotos clandestinos e alterações da qualidade devido a diferentes condições meteorológicas”, afirma o presidente da Caesb, Maurício Luduvice.

O equipamento foi adquirido por meio de pregão eletrônico e os recursos vieram do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). “Com o uso deste equipamento, a Caesb conseguirá aumentar substancialmente a eficácia dos seus sistemas de segurança da qualidade da água, permitindo uma redução dos potenciais danos ao meio ambiente e à saúde humana, por meio das informações rápidas e seguras das possíveis alterações na qualidade da água”, informou a Companhia.

Plataforma flutuante

A unidade flutuante é construída em corpo de fibra de vidro estrutural, associada a uma estrutura interna de aço e preenchimento com material flutuante. O equipamento tem diâmetro de 2,3 metros, altura de 1,2m incluindo a antena e peso de 270 Kg. A unidade conta com compartimentos resistentes a intempéries e umidade, construídos em aço inoxidável, destinados a abrigar os sistemas eletrônicos de armazenamento e transmissão de dados.
Os compartimentos são acessados pelos operadores da unidade, facilitando o manuseio dos componentes modulares durante as operações de manutenção e calibração dos equipamentos. A alimentação de energia é feita por meio de painéis fotovoltaicos de alimentação e acumuladores de energia, associados a um sistema de gerenciamento energético.

Fonte: correio braziliense

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS