BIBLIOTECA

Desperdício de Água

A Agência Nacional de Águas (ANA) divulgou, no começo de 2008, dados assustadores sobre o desperdício de água no Brasil. Segundo levantamento feito pela ANA, cerca de 40% da água retirada do subsolo do país é desperdiçada. Cerca de 840 mil litros são recolhidos dos rios e do subsolo a cada segundo. Dividindo-se esse total pela população de 188,7 milhões de brasileiros, chega-se a um consumo médio de 384 litros diários por habitante, mas, na verdade, o número é bem menor, situando-se em torno de 384 litros. Do ponto de vista do consumo, a quantidade situa-se em patamar mais modesto: o relatório de Desenvolvimento Humano 2006 divulgado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) afirma que o gasto médio diário da nossa população é de 185 litros. 199 litros são destinados à agricultura, à pecuária e à indústria e 150 litros – o que é assustador – desperdiçados. Adicione-se a esses números a água utilizada diariamente em residências, irrigação de jardins e limpeza de calçadas (e automóveis), em torneiras abertas por tempo superior ao necessário e em descargas prolongadas, e teremos números alarmantes. Em artigos já publicados nesta página, fizemos referência a procedimentos conhecidos e colocados em prática em alguns lugares, para economizar água. É o caso da irrigação por gotejamento na agricultura e do reúso ou reaproveitamento de água, na indústria; e de torneiras e descargas com emissões limitadas, como já existem em algumas instalações sanitárias de estabelecimentos comerciais. Outras iniciativas importantes, como deixar de utilizar água para lavar veículos e calçadas, dependem de uma ação de esclarecimento às pessoas, por meio de campanhas educativas.

Desperdício diário de água é suficiente para abastecer 38 milhões de pessoas. Uso consciente da água pode evitar desperdício

Diariamente nas capitais brasileiras o desperdício de água potável equivale a 2.500 piscinas olímpicas (em média 2,5 milhões de litros de água). E a culpa neste caso, não é do consumidor. A perda de cerca de seis bilhões de litros – o suficiente para abastecer 38 milhões de pessoas – acontece entre a retirada dos mananciais e a chegada às torneiras. Matéria de Luana Lourenço, da Agência Brasil, publicada pelo EcoDebate, 24/03/2008.

Estâncias Hidrominerais do Brasil

O Brasil possui alguns Circuitos das Águas ou de Estâncias Hidrominerais de prestígio internacional, como em Minas Gerais, o mais famoso das Águas Carbogasosas de Caxambu, São Lourenço, Cambuquira e Lambari, assim como o das Águas Termais Radioativas Sulfurosas de Araxá e Poços de Caldas, Caldas, Pocinhos do Rio Verde e Patrocínio. Na Bahia, um dos primeiros hospitais termais das Américas surgiu no Vale do rio Itapicurú,

Campo Grande debaixo d´água

O brasileiro sempre se orgulhou em dizer que seu país não tem vulcões, terremotos e até 2004, antes do Catarina – fenômeno que atingiu a costa de Santa Catarina e Rio Grande do Sul – podia falar que não havia furacões.

Água e macarthismo

Segundo o dicionário “Houaiss”, o macarthismo é uma “prática política que se caracteriza pelo sectarismo, notadamente anticomunista, inspirada no movimento dirigido pelo senador Joseph Raymond MacCarthy (1909-1957), durante os anos de 1950, nos EUA”.

ONU denuncia a crise da água

O mundo possui muitas fontes de água potável, apesar de estar má distribuída. Entretanto, de acordo com o “2º Relatório da ONU sobre o Desenvolvimento dos Recursos Hídricos no Mundo”, gestões equivocadas, recursos limitados e mudanças climáticas geraram sérios problemas para 1/5 da população do Planeta o qual não possui acesso algum à água potável e 40% não dispõe de condições sanitárias básicas.

Cultivando água boa

Quem acompanhou meus textos anteriores talvez tenha tido a impressão de pessimismo, de que estamos chegando tarde demais e de que vamos ao encontro do pior. Na verdade somos realistas.

Tratamento de drenagem ácida de mina

O carvão mineral é a maior fonte de energia não renovável no país. As maiores reservas de carvão estão localizadas no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná com 28,8 bilhões, 3,4 bilhões e 100 milhões de toneladas, respectivamente.

Soldagem em vaso de pressão

Quando se fala em vaso de pressão, podemos considerar desde a mais simples panela de pressão até os mais complexos equipamentos utilizados na indústria, como a maioria dos filtros

Água

A água (ou óxido de hidrogênio, ou óxido de dihidrogênio, ou monóxido de dihidrogênio) é uma substância abundante na Terra. Cerca de 3/4 da superfície do planeta são recobertas por água.

Brasil ainda deve esperar pela Lei do Saneamento

O Governo Federal retirou o caráter de urgência do Projeto de Lei (PL) 1144/03, que institui regras para os serviços de saneamento no País. A decisão foi resultado de um acordo entre os membros da Comissão Especial da Câmara dos Deputados que discute a medida e representantes dos ministérios que participam de sua elaboração.

USINAS X PANTANAL – O Impasse do Desenvolvimento

A necessidade de desenvolver municípios distantes levou o Governo a pedir mudança na lei que proíbe a instalação de usinas no Pantanal, gerando intensas discussões entre ambientalistas, sociedade e autoridades

Petróleo e seus efeitos no meio ambiente

Na década de 1970, técnicos da Petrobras procuravam reservas de petróleo na bacia do Rio Jandiatuba, região do Alto Amazonas, onde viviam grupos indígenas ainda não contatados. Houve confrontos com os índios que, empunhando arco e flecha, saíram em defesa de sua terra.

Análise de Água e Tratamento

Por definição, tratamentos primários são todos os processos fisico-químicos a que é submetida uma água, para modificar sua qualidade, tornando-a com características que atendem as especificações solicitadas para uma determinada aplicação industrial, ou para consumo potável.

Gerenciamento das Águas de Chuva

Os problemas em boa parte foram causados pelo crescente desprezo por parte de todos os países, desde o início da industrialização, pela capacidade de regeneração da natureza. O desafio, do qual depende a nossa sobrevivência, pode ser expressado assim: “Como a gente reaprende a tocar a parte que nos cabe na simfonia da natureza, sem dissonâncias?”

Represa de Pirapora/rio Tietê seriamente assoreado!

Com uma seqüência de 7 (sete) fotos da represa de Pirapora, desde a barragem Edgard Souza até a barragem de Pirapora, procuro chamar a atenção da sociedade paulistana que a represa de Pirapora/ Rio Tietê pode estar seriamente assoreada.

Indicadores para o monitoramento em sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário

Uma gestão adequada dos sistemas urbanos de abastecimento e esgotamento pode reduzir uma série de impactos negativos, além de trazer resultados positivos para o ambiente, a sociedade e a economia. O conceito de sustentabilidade procura incorporar estas preocupações. Para que ele possa ser efetivamente aplicado, é preciso uma mudança na percepção sobre os referidos sistemas, acompanhada pela adoção de instrumentos de monitoramento. No presente trabalho, procurou-se estabelecer princípios específicos de sustentabilidade que possam ser aplicáveis àqueles sistemas, bem como foram propostos indicadores a serem utilizados como instrumentos de monitoramento, permitindo assim, orientar políticas públicas para o setor.

Método respirométrico para o monitoramento de processos biológicos

Este trabalho apresenta os atuais métodos respirométricos voltados ao controle biológico em geral, com técnicas desenvolvidas para a aplicação em tratamentos de águas residuárias, principalmente no controle de processos por lodos ativados e recentes desenvolvimentos do método para a aplicação em sistemas de tratamento por fitodepuração (Wetlands).

Água: Problemas e sede de soluções

Levantamento realizado há alguns anos pela Unesco, toda a água doce existente hoje na superfície da Terra eqüivale a aproximadamente 4.100 lagos de Sobradinho. Levando-se em consideração que esse volume inclui as águas imprestáveis para qualquer atividade humana e que a distribuição dessa água ocorre de maneira extremamente irregular, resta a nós, que dependemos desse recurso vital e já escasso, um grande problema a administrar.

Do problema à solução

No próximo ano a Daimler Chrysler implantará em sua fábrica de caminhões e ônibus Mercedes-Benz, em São Bernardo do Campo, um sistema de reúso que levará a uma economia de 50% do volume de água utilizado pela empresa.

Ar-condicionado eficiente, conta reduzida

Fiesp reduz em 32% seus custos com energia elétrica ao aderir a projeto de combate ao desperdício da AES Eletropaulo que otimizou o sistema de refrigeração de sua sede

Rhodia: rumo ao descarte zero de efluentes

A Rhodia pretende fechar 2005 sem que nenhum efluente líquido da sua unidade em Santo André seja despejado nos rios. Não fosse o restaurante instalado em suas dependências,

Soluções simples para otimizar o tratamento de água

Consciência ambiental, vontade e parceria foram os passos
necessários para que a Aegis Semicondutores desse início a um processo que, com soluções simples, reduziu em 85% o volume de água consumido pela empresa.

Utilização de Esgotos Tratados em Fertirrigação, Hidroponia e Pscicultura

Esta publicação é um dos produtos da Rede de Pesquisas sobre o tema Desinfecção de efluentes sanitários, remoção de organismos patógenos e substâncias nocivas. Aplicações para fins produtivos como agricultura, aqüicultura e hidroponia, do Programa de Pesquisas em Saneamento Básico – PROSAB – Edital 03, coordenada pelo Prof. Ricardo Franci Gonçalves do Departamento de Saneamento Ambiental da UFES

Digestão de Resíduos Sólidos Orgânicos e Aproveitamento do Biogás

Esta publicação é um dos produtos da Rede de Pesquisas sobre o tema Digestão de resíduos sólidos orgânicos e aproveitamento do biogás, do Programa de Pesquisas em Saneamento Básico – PROSAB – Edital 3, coordenada pelo Prof. Sérvio Túlio Cassini do Departamento de Saneamento Ambiental da UFES

Resíduos Sólidos Provenientes de Coletas Especiais

Esta publicação é um dos produtos resultantes da Rede de Pesquisas formada no âmbito do Edital 02 do Programa em Saneamento Básico (PROSAB) em torno do tema Reaproveitamento de materiais provenientes de coletas especiais, e que foi coordenada pelo Prof. Francisco Ricardo Andrade Bidone da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Alternativas de Disposição de Resíduos Sólidos Urbanos para Pequenas Comunidades (coletânea de trabalhos técnicos)

Esta publicação é um dos produtos da rede de pesquisa formada pela UFSC, UNISINOS, UCS e UFMG sobre o tema Alternativas de Disposição de Resíduos Sólidos Urbanos para Pequenas Comunidades, do Edital 3 desenvolvido no âmbito do Programa de Pesquisa em Saneamento Básico (PROSAB), e que foi coordenada por Armando Borges de Castilhos Junior, Lisete Celina Lange, Luciana Paulo Gomes e Neide Pessin.

A dimensão da qualidade de água

A dimensão da qualidade de água: avaliação da relação entre indicadores sociais, de disponibilidade hídrica, de saneamento e de saúde pública