BIBLIOTECA

SAAE Água Itabira

Crise hídrica: seca obriga SAAE a fazer captação emergencial de água em Itabira/MG

SAAE Água Itabira

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Itabira informou no dia 13 de Agosto que o abastecimento de água na cidade minerada está comprometido pela seca. Para recuperar parte da vazão perdida, a autarquia municipal recorrerá à captação e bombeamento emergencial de água bruta no Córrego Rio de Peixe. Assim suprirá parcialmente a demanda.

De acordo com o órgão, a cidade terá um acréscimo de aproximadamente 50 litros por segundo (l/s) ao sistema de abastecimento. A transferência da água captada para a Estação de Tratamento de Água (ETA) Pureza será o diferencial

Ainda segundo o Saae, para realizar essa nova captação foi preciso solicitar outorga emergencial junto ao Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) e realizar processos de aquisição de materiais e equipamentos.

O SAAE destaca que tem dialogado com Prefeitura, Ministério Público, Aecom e Vale sobre formas alternativas para enfrentar a escassez hídrica. Desde de julho a Vale passou a fornecer cerca de 30 l/s a mais por dia, por meio dos sistemas Areão, Anel Hidráulico e ETA Rio de Peixe. Porém, devido a intensidade da seca, o volume não é suficiente para equilibrar o sistema de abastecimento da cidade.

LEIA TAMBÉM: ANA realiza reunião com representantes do USACE para debater sobre realocação de reservatórios

SAAE recomenda uso racional da água

Diante da situação, o Saae orienta os moradores a utilizarem a água com racionalidade, evitando desperdícios. Entre as ações recomendadas, banhos mais curtos, fechar a torneira enquanto escova os dentes, evitar lavar veículos e calçadas, além de reutilizar a água da máquina de lavar, sejam adotadas por todos.

LEIA TAMBÉM: Metas do marco de saneamento estão indo para o ralo

O órgão lembra que, de acordo com a Resolução nº 228 da Arisb-MG, todo imóvel deve possuir cada imóvel deve ter caixa d’água com capacidade para atender as necessidades por, no mínimo, 24 horas. “Quanto às soluções alternativas de abastecimento, é importante ressaltar que a Resolução nº 132 da Arisb-MG estabelece que a autarquia deverá prover fornecimento de emergência às instituições que prestem serviços essenciais à população, mediante solicitação, quando a interrupção do serviço for superior a 24h”, esclarece o Saae.

Fonte: CM.

ÚLTIMOS ARTIGOS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS