ANA USACE Reservatórios
A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e o Corpo de Engenheiros do Exército dos Estados Unidos (USACE na sigla em inglês) se reuniram na manhã de 12 de agosto, na sede da Agência, para tratar de realocação de reservatórios e informações sobre a atualização do Manual de Controle de Água.
O encontro entre ambas as instituições segue até sexta-feira, 16 de agosto.
O encontro conta com a presença dos representantes da ANA, como a diretora-presidente, Veronica Sánchez da Cruz Rios; a diretora Ana Carolina Argolo; e os(as) servidores(as) Adriana Marques, Ana Paula Fioreze, Antônio Augusto Borges de Lima, Gustavo Garcia, Marcio Nóbrega, Mylena Moreira Costa, Tauana Monteiro e Alan Vaz Lopes. Pelo USACE estão presentes o gerente no Brasil do USACE, Clay McCoy; o economista supervisor e especialista em consequências do USACE Vongmony Var; o economista Stuart Norvell; o especialista em Análise de Consequências e Economia, Jordan McMaster; o economista Mike Paruszkiewicz; o engenheiro hidráulico John Hazelton; e o economista Joel Belsterling.
LEIA TAMBÉM: Olimpíadas de Paris 2024: Os jogos mais verdes da história?
No primeiro dia do encontro a ANA discutiu com o USACE o escopo do trabalho entre as instituições com foco na metodologia, softwares que serão usados, as necessidades de dados, além da apresentação da proposta do plano de trabalho com cronograma de tarefas para o período entre junho de 2024 e junho de 2025. Também houve uma discussão entre as duas instituições sobre os produtos a serem entregues pelo Corpo de Engenheiros do Exército dos Estados Unidos este ano relacionados a análises econômicas.
ANA USACE Reservatórios
Nesta terça-feira, 13 de agosto, a equipe do USACE fará apresentações sobre a metodologia para desenvolver Análise de Impacto Econômico para recreação/turismo/negócios, risco de inundação, navegação e energia hidrelétrica. Já no dia 14 o Corpo de Engenheiros do Exército dos Estados Unidos abordará como analisar impactos econômicos a partir dos aplicativos HEC-FIA, HEC-FDA e HEC-WAT.
LEIA TAMBÉM: Sistema Cantareira em risco: Estiagem ameaça São Paulo
A programação da quinta-feira, 15, terá reuniões sobre os indicadores e dados necessários para a análise de impacto econômico relacionada ao Manual de Controle de Água com base no trabalho feito a partir do modelo HEC-RAS para o Sistema do Rio Grande (MG/SP). Além disso, o USACE tratará da metodologia para desenvolver Análise de Impacto Econômico para abastecimento de água e irrigação. No último dia de evento, a Diretoria Colegiada da ANA participará do encerramento das discussões técnicas.
Fonte: GOV.