BIBLIOTECA

Geração a partir do biogás atinge platô e metade da produção de biometano é comercializada

Geração a partir do biogás atinge platô e metade da produção de biometano é comercializada

Desafios e Oportunidades do Biometano: Produção e Comercialização no Brasil Enfrentam Estagnação Apesar de Potencial Promissor

Com uma matriz energética já renovável, a geração de energia a partir do biogás estagnou nos últimos anos, e a produção de biometano comercializa cerca da metade do que produz, enquanto o restante destina-se para o autoconsumo. Ludmilla Cabral apresentou o desafio. Ela coordena as Relações Institucionais e Governamentais da Associação Brasileira do Biogás (Abiogás) e apresentou o desafio durante audiência pública no Senado Federal. A audiência pública discutiu propostas para viabilizar o cumprimento das metas da recuperação energética de resíduos sólidos no Plano Nacional de Resíduos Sólidos (Planares).

“Temos quase 1 milhão de metros cúbicos por dia (m³/d) de biometano sendo produzidos e cerca de metade disso é comercializado. Ela [geração a partir do biogás] está em platô. Não teve muita evolução porque a matriz de energia elétrica já é renovável. Hoje, temos 885 plantas de biogás para geração de energia elétrica”, disse a representante da Abiogás.

Apesar da estagnação, a coordenadora afirmou que as empresas têm buscado utilizar o biometano, como no setor de transportes, com foco na descarbonização. No momento, a associação contabiliza seis plantas de biometano em operação comercial em 2024 e outras 21 plantas aguardando a aprovação da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) para geração até 2029.

No mesmo horizonte, a entidade também mapeou 65 projetos para iniciarem assim a geração. Caso todos os projetos sejam viabilizados, a associação estima então que 6,8 milhões m³/dia do energético devem estar disponíveis nos próximos cinco anos.

“Hoje, o nosso maior produtor de biometano é o setor de saneamento, mas o maior potencial está no agro. Se todo o resíduo fosse aproveitado, nós geraríamos 120 milhões m³/d. No momento, o consumo de gás natural do país é metade disso. Temos potencial de fazer o biometano chegar em lugares que o gás não chega”, destacou Cabral.

Fonte: MEGAWHAT


ÚLTIMOS ARTIGOS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS