BIBLIOTECA

Análise química da qualidade da água da praia de Jatiúca, localizada no município de Maceió-Alagoas

Resumo

O presente artigo apresenta resultados referentes a análise de qualidade da água da Praia de Jatiúca, Maceió, Alagoas ─ mais precisamente em frente ao Corredor Cultural Vera Arruda, próximo a uma língua negra (9º38’S e 35º41’O de acordo com o Google Earth). Foram usados parâmetros de avaliação específicos, como a alcalinidade, que consiste na habilidade, inerente à água, de neutralizar ácidos, determinando assim as substâncias prejudiciais presentes na água da praia. Para tal feito, foi realizada a titulação de neutralização ácido/base na água, requerendo boas técnicas por parte dos alunos. De início, concluiu-se que a água da região não possui os níveis aceitáveis de acordo com a Conama.

Introdução

A água é um componente extremamente importante para o planeta e está distribuída ao seu redor de diversas maneiras e diversos tipos. Os seres vivos a utilizam para infinitas finalidades, seja para consumo direto ou indireto. E, para tanto, o homem sentiu a necessidade de classificar a água de acordo com sua composição, principalmente a sua salinidade – quantidade de sal dissolvida. Dessa forma, as águas são classificadas em doces, com salinidade igual ou inferior a 0,5%; salobras, com salinidade superior a 0,5% e inferior a 30,5%; e salinas, com salinidade igual ou superior a 30% (CONSELHO…, 2005).

1.1. ÁGUAS NATURAIS

As águas naturais possuem constituição química resultante do grande número de substâncias dissolvidas, cuja natureza e concentração estão cada vez mais relacionadas com as diversas atividades realizadas pelo homem. Não há água pura na natureza devido a seu alto poder de dissolução de gases, corantes, colóides, sais etc. Devido a essa propriedade de solvência e a sua capacidade de transportar partículas em seu meio, na água são encontradas diversas impurezas que podem definir sua qualidade e que lhe conferem suas características químicas, físicas e biológicas (SPERLING, 2005).

As características químicas são definidas por meio da presença de íons ou moléculas simples e da presença em maior ou menor quantidade de matéria orgânica ou inorgânica. Lançamentos de efluentes por fontes pontuais e o escoamento superficial de áreas urbanas são as principais fontes antropogênicas de matéria orgânica, constituindo as fontes alóctnes. A decomposição de algas, peixes e invertebrados constituem fontes autóctones (COMPANHIA…, 2006).

Autores: Alice Ferreira Leite de Almeida; Geovana Adalva dos Santos Rodrigues; Maria Vanessa da Silva Vital e Givanildo Santos da Silva.

Análise química da qualidade da água da praia de Jatiúca, localizada no município de Maceió-Alagoas

ÚLTIMOS ARTIGOS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS