NOTÍCIAS

A importância do Pantanal para a preservação da água da América do Sul

A importância do Pantanal – Durante o verão, o bioma pode ter até 180 milhões de litros de água atingindo a planície, o que é importante para o equilíbrio do regime hídrico no Brasil, como a regulação das chuvas do centro-oeste e sudeste

O Pantanal é fundamental para o equilíbrio do regime hídrico e ainda contribui para a evapotranspiração – importante para a regulação das chuvas do centro-oeste e sudeste brasileiro

A importância do Pantanal

Imagem ilustrativa do Pxhere

“Se a Amazônia é vista como o pulmão do mundo, podemos dizer que o Pantanal é o ‘rim’ da porção da América do Sul”, diz Cássio Bernardino, coordenador de Projetos do WWF-Brasil. O bioma é muito importante para o ecossistema visto que tem a função de filtrar água, controlar vazões, regular cheias e fazer com que fluxos de água cheguem controlados no Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, e também na Bolívia, Paraguai e Argentina.

O professor de biologia Matheus Figueiredo Muller explica que o Pantanal é considerado hoje a maior área úmida continental de todo o planeta Terra. O bioma é ainda rico em fauna e flora, com mais de 3.500 espécies de plantas e 1.500 espécies de animais.

 


LEIA TAMBÉM: HIDRELÉTRICAS E A GEOPOLÍTICA DAS ENERGIAS RENOVÁVEIS NA AMAZÔNIA


 

Letícia Koutchin Reis, bióloga e doutoranda em Ecologia e Conservação, pontua que grande parte da cobertura do Pantanal é composta por água, que forma a planície e rege grandes rios regionais, como os do Paraguai. A maioria é periodicamente inundável e fundamental para o ciclo de vida de muitas espécies aquáticas.

Devido a sua importância para o meio ambiente como um todo, o bioma foi considerado Patrimônio Natural da Humanidade e Reserva da Biosfera pela Unesco. O principal atributo ecológico do Pantanal é a água e, portanto, é impossível preservá-lo sem preservar a água. Ainda assim, o bioma perdeu cerca de 75% da superfície aquática entre 1990 e 2021.

Mesmo sendo considerado o reino das águas, o Pantanal é uma região que tem pouca chuva. Os planaltos que ficam ao redor são responsáveis por serem divisores de águas e por terem nascentes que alimentam a hidrografia do local. As regiões precisam ser conservadas, e as nascentes e margens de rios precisam ser restauradas para manter o principal atributo do bioma. “Toda água que faz com que o Pantanal seja uma área inundável vem de porções do Cerrado e transição com a Amazônia”, afirma Cassio.

É estimado que durante o verão, 180 milhões de litros de água atinjam a planície do bioma. Toda a água acumulada é que permite formar as áreas inundadas: pântanos, brejos, lagoas, e baías que se interligam aos rios, justificando a importância do Pantanal para a região.

Fonte: UmSoPlaneta


ÚLTIMAS NOTÍCIAS: SALINIZAÇÃO, UM MUNDO CADA VEZ MAIS SALGADO

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: IMPUREZAS DA ÁGUA – POR QUE VOCÊ DEVE SE PREOCUPAR?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS