NOTÍCIAS

Sabesp tem plano de capitalização autorizado pelo governo

Será criada uma holding para exercer o controle acionário da Companhia e aumentar os investimentos em saneamento básico.

geraldo-alckmin-sabesp-saneamento-basico2

O governador Geraldo Alckmin sancionou nesta sexta-feira (15) a lei para reorganização societária da Sabesp. A mudança debatida e aprovada na Assembleia Legislativa permite criar uma sociedade para exercer o controle das ações da companhia.

Contudo, o texto mantém o Governo do Estado como acionista majoritário do capital da sociedade controladora, em processo conhecido como ‘holding’.

“Nós vamos ter rapidamente a holding criada. A Sabesp está entre as melhores empresas do mundo, é a quarta maior e campeã da bolsa de Nova York. Isso vai possibilitar mais recursos para mais investimentos. Assim, vamos universalizar mais rápido o saneamento e poder também trabalhar em outras áreas, como, por exemplo, resíduos sólidos”, disse o governador.

A Nova Lei

A nova lei permite a participação de outros acionistas minoritários na controladora. O texto também autoriza o governo a integralizar sua participação no capital da sociedade controladora mediante a transferência das ações que possui na Sabesp.

Com isso, permite ao Estado aumentar o capital da Companhia para integralização em dinheiro ou bens, inclusive mediante oferta pública de ações.

A controladora a ser criada vai auxiliar o governo do Estado na implementação de políticas públicas voltadas ao saneamento básico. Serão reunidos ativos dessa área e outros serviços de relação com seu objetivo, como água de reuso, drenagem e resíduos sólidos.

Vale ressaltar que os temas também são relacionados ao saneamento, de acordo com a legislação brasileira. Com a holding, o Estado capitaliza ações e elevar a capacidade de investimentos em obras de ampliação dos seus serviços à população.

Com a assinatura do governador, a lei já entra em vigor. O texto prevê a admissão de acionistas privados na sociedade controladora para fornecer capital, agregar valor aos negócios e fortalecer a governança corporativa da controladora e da Sabesp.

Contudo, as novas medidas não podem restringir a capacidade do Governo do Estado de coordenação para o interesse público.

Fonte: São Paulo SP

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS