NOTÍCIAS

Sabesp constitui SPE (SBSP3) para produção e venda de energia elétrica

Sabesp cria SBSP3 para comercialização de energia elétrica

Companhia de saneamento vai ter 49% de participação na Cantareira SP Energia S.A

Sabesp cria SBSP3: De acordo com a empresa, a SPE vai atuar na produção e comercialização de energia elétrica.

 

Em comunicado ao mercado, a Sabesp (SBSP3) informou que terá participação de 49% na Sociedade de Propósito Específico (SPE) Cantareira SP Energia S.A. De acordo com a empresa, a SPE vai atuar na produção e comercialização de energia elétrica

“Essa SPE implantará quatro usinas de geração de energia fotovoltaica sobre estruturas flutuantes nos reservatórios da Sabesp, sendo a primeira no reservatório Jaguari, integrante do Sistema Cantareira, com capacidade de 5MW e com previsão de entrada em operação em 2023”, diz o comunicado da empresa.

Ainda de acordo com a Sabesp, a tecnologia adotada pela Cantareira SP Energia está de acordo com o compromisso da companhia “com a sustentabilidade, qualidade de vida e com os objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS) da ONU”.

 


 LEIA TAMBÉM: ESTUDO DIZ QUE VENDER HIDROGÊNIO PARA INDÚSTRIA É MAIS LUCRATIVO QUE TRANSFORMÁ-LO EM ENERGIA


Entenda que é a Sabesp SBSP3

A Sabesp é uma sociedade de economia mista que atua na área de saneamento. Ela é responsável pelo fornecimento de água, coleta e tratamento de esgotos de 370 municípios do Estado de São Paulo. A companhia atende 27,9 milhões de pessoas com abastecimento e 22,8 milhões com tratamento de esgoto.

No segmento de esgotos não domésticos, a Companhia é sócia da Estre Ambiental, na empresa Attend Ambiental. A empresa também atua no segmento de água de reuso obtida a partir do tratamento de esgotos. Ela produz, fornece e comercializa diretamente o produto por meio de suas próprias estações. Como sócia na Aquapolo Ambiental, abastece o Polo Petroquímico de Capuava.

No segmento de energia elétrica, criou a Paulista Geradora de Energia S.A., em sociedade com as empresas Tecniplan Engenharia e Servtec.

A empresa ainda atua com consultoria sobre uso racional da água, planejamento e gestão comercial, financeira e operacional.

Para o período 2019-2023, a Sabesp planeja investir aproximadamente R$ 18,7 bilhões. O foco será na ampliação da disponibilidade e segurança hídrica.

As ações da companhia são todas ordinárias, com direito a voto, negociadas no segmento Novo Mercado da B3 (SBSP3). Também está no mercado fracionado (SBSP3F).

A Sabesp foi criada em 1973 com o objetivo de implementar as diretrizes do Governo brasileiro estabelecidas no Plano Nacional de Saneamento. Nas décadas de 1980 e 1980, investiu em expansão e modernização.

O capital foi aberto em oferta pública de ações no ano de 2002. Suas ações também passaram a ser negociadas na Bolsa de Valores de Nova Iorque (NYSE), na forma de ADRs. Em 2004 foi realizada nova oferta pública para distribuição simultânea, no mercado brasileiro e internacional.

Em 2017 foi aprovada a Lei Estadual 16.525/17. Com ela, o governo de São Paulo ficou autoriza a constituir uma Sociedade Controladora para abrigar a totalidade das ações que possui.

Texto adaptado por: Denise Akemi F. Takahashi Trugillo
Para: Portal Tratamento de Água

Fonte: InfoMoney


ÚLTIMAS NOTÍCIAS: LODO DO ESGOTO É TRATADO E VIRA ADUBO PARA PASTAGEM DA PECUÁRIA LEITEIRA EM CUIABÁ

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: FRIGORÍFICOS DESVENDAM A BIOTECNOLOGIA APLICADA AO TRATAMENTO DE EFLUENTES

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS