NOTÍCIAS

Lodo do esgoto é tratado e vira adubo para pastagem da pecuária leiteira em Cuiabá

Lodo de esgoto – adubo

Resíduo é destinado gratuitamente à agricultura familiar como adubo

Resíduos sólidos
Resíduo – lodo é destinado gratuitamente à agricultura familiar. — Foto: Luiz Alves/TV Centro América

Em Cuiabá, o lodo proveniente do esgoto doméstico tem ganhado uma nova destinação: depois do tratamento adequado, o resíduo vira adubo para pastagem. O projeto piloto desenvolvido pela Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), Secretaria Municipal de Agricultura e pela Águas Cuiabá está sendo testado em um assentamento onde fica uma Unidade de Referência Tecnológica (URT) de pecuária leiteira.

O diretor-geral da Águas Cuiabá, Willian Figueiredo, explica que o tratamento é feito a partir dos resíduos gerados por cozinhas, banheiros e lavanderias.

“Ele vem percorrendo a cidade de Cuiabá por tubulações, até chegar nessa unidade de tratamento”, disse.


LEIA TAMBÉM: ORGANIZAÇÃO MARÍTIMA INTERNACIONAL VAI PROIBIR DESPEJO DE LODO DE ESGOTO NO MAR


Segundo Figueiredo, o tratamento é feito em três etapas. Na primeira, é feita a remoção da sujeira que acompanha o esgoto, como folhas e galhos. Posteriormente, os resíduos vão para uma área de decantação, onde toda a areia decanta para uma caçamba. Por fim, o efluente sai limpo e líquido. Assim que tratado, é lançado no Rio Cuiabá e o lodo é desidratado.

O resíduo – lodo de esgoto é um ótimo adubo para aplicação no capim e na pastagem, além de trazer economia aos produtores, afinal, o dinheiro que ele usaria para comprar o adubo, poderá destinar para outra área.

Todo esse processo de separação do lodo e o preparo do biosólido demora em média 40 dias, só que antes de ser enviado para a família que vive no campo, uma nova análise é feita para saber se está seguro para o uso.

Segundo o secretário de Agricultura e Desenvolvimento Econômico de Cuiabá, Francisco Vuolo, o projeto do biolodo para a cadeia leiteira beneficiará 34 propriedades. Inicialmente, será distribuído em 14 propriedades, que atende parte da transformação da produção do leite.

Fonte: G1Globo  


ÚLTIMAS NOTÍCIAS: PROJETO ACELERA PLANTAS DE BIOGÁS E NOVOS USOS DE BIOCOMBUSTÍVEL NO BRASIL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: ANA ASSINA ACORDO COM INSTITUTO RUI BARBOSA PARA CAPACITAÇÃO DE TRIBUNAIS DE CONTAS EM SANEAMENTO BÁSICO

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: