NOTÍCIAS

RIBEIRÃO PRETO água de reúso

Ribeirão Preto passará a utilizar água de reúso para fins urbanos

A cidade de Ribeirão Preto tem 100% de atendimento de água potável oriunda do Aquífero Guarani, que, além do consumo humano, é utilizada para todas as atividades urbanas

Algumas destas atividades poderão utilizar a água de reuso, sem afetar a qualidade da ação realizada. É o que prevê o Projeto de Lei nº 45/2023, do governo municipal, que dispõe sobre o emprego de água de reuso em Ribeirão Preto. Com a aprovação pelo Legislativo, a cidade passa a ter a regulamentação da utilização desses efluentes.

Um exemplo de reúso da água está na limpeza urbana, mais especificamente a manutenção das vias e desobstruções de galerias de águas pluviais e esgoto que não necessitam utilizar água potável.

“Hoje, com as tecnologias avançadas, conseguimos recuperar a água do tratamento de esgoto em diversos graus de pureza, podendo ser empregada em vários serviços realizados pelos setores público e privado, não afetando a qualidade do trabalho. Além disso, a utilização da água de reuso garante benefícios para toda a sociedade ribeirão-pretana, diminuindo o uso do Aquífero Guarani. Ao utilizar água de reuso para fins de jardinagem, construção civil e limpeza, promoveremos a diminuição do desperdício, a preservação da água e a garantia do abastecimento à população”, explica o secretário da Saerp, Antonio Carlos de Oliveira JR.

A nova lei, assim como o licenciamento de produção desses efluentes, tem como base a resolução de fevereiro de 2020 da Cetesb, que traz diretrizes para a liberação dessa água.


LEIA TAMBÉM: NOVO PÓ ATÓXICO USA A LUZ SOLAR PARA DESINFETAR RAPIDAMENTE A ÁGUA POTÁVEL CONTAMINADA


“A coleta e o afastamento do esgoto em Ribeirão Preto passam o índice de 99%. Com o tratamento de 100% desses resíduos, temos hoje uma grande produção de água não-potável, que pode ser empregada para diversas atividades. Mesmo sendo um passo extremamente importante para o desenvolvimento urbano e do saneamento de Ribeirão, era necessário ter tais diretrizes para assegurar o uso correto desses efluentes e sua fiscalização, que passam a ser de responsabilidade municipal e estadual”, afirma o prefeito Duarte Nogueira.

A água de reuso estará disponível na Estação de Tratamento de Esgoto Ribeirão, operacionalizada pela GS INIMA Ambient, para empresas e instituições privadas. Além do uso interno da concessionária, atualmente esse efluente também é utilizado na manutenção das vias públicas da cidade.

“Com a nova lei, teremos esse novo recurso em Ribeirão, mas é extremamente importante salientar que não há potabilidade nesta água. Todo o sistema, desde sua distribuição, deve ser separado da água potável que é oferecida pela Saerp. O efluente fornecido pela Ambient atende os índices de qualidade da resolução de 2020 da Cetesb, mas não é potável.  Agora, com a regulamentação, o próximo passo é trabalhar nas autorizações para o uso desse novo sistema”, ressalta o secretário da Saerp.

A água de reuso poderá ser empregada para na construção civil, lavagem de vias, galerias de esgoto e de águas pluviais e irrigação de áreas verdes.

Sendo um projeto novo, as liberações para o emprego dos efluentes deverá ser iniciada em breve, pelo governo municipal.

Fonte: Revide


ÚLTIMAS NOTÍCIAS: MERCADO DE GRANDES USINAS SOLARES DEVE DOBRAR EM 2023, INDICA PROJEÇÃO

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: HIDROGÊNIO VERDE: BANCO MUNDIAL AVALIA CAPTAÇÃO DE US$ 100 MILHÕES PARA COMPLEXO DO PECÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS