NOTÍCIAS

Prefeitura de Vinhedo faz debates sobre preservação de recursos hídricos no Plano Diretor

A Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo de Vinhedo vai realizar debates sobre práticas de preservação de água, dentro do processo de revisão do Plano Diretor Participativo de Vinhedo/MS (PDPV).

recursos hidricos

A primeira reunião sobre o tema já ocorreu no dia 12 de fevereiro na Câmara Municipal com alguns vereadores. O próximo encontro será agendada para as próximas semanas.

 

O Estatuto da Cidade determina que o conteúdo do Plano Diretor deve ser compatível com os planos de recursos hídricos do município.

“Portanto, várias reuniões serão realizadas para tratar e desenvolver o assunto em conjunto com a sociedade”, explicou o secretário Luiz Vieira.

Segundo o secretário, o objetivo é ouvir a sociedade e especialistas em hidrologia para ampliar a segurança hídrica de Vinhedo.

Abastecimento de água hoje é um tema sensível em muitas cidades. Temos que começar a construir hoje a Vinhedo do futuro, com sustentabilidade e qualidade de vida para todos os moradores”, afirmou o prefeito Dario Pacheco.

 

LEIA TAMBÉM: Delimitação de área de preservação permanente em faixa marginal de cursos d’água: histórico e lacunas técnicas atuais

Na reunião na Câmara, foram apresentadas à Comissão de Desenvolvimento Urbano informações disponíveis sobre a situação hídrica de Vinhedo. Estudos solicitados anteriormente pela Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo apontam práticas que podem ser adotadas no município para otimizar a captação nas microbacias, ampliando a oferta de água na cidade.

Os estudos indicam ações para melhorar a qualidade da água, como estações de tratamento de efluentes, programas de uso racional e redução de perdas de água em redes de abastecimento público.

O objetivo é aumentar a produção de água e implementar infraestrutura de captação e armazenamento, reduzindo o risco de escassez. Segundo avaliações preliminares, são necessárias medidas estruturais e não estruturais.

Entre as ações não estruturais previamente apontadas estão programas de conscientização da população sobre o uso racional de água, redução de consumo e desperdício, zoneamento e ocupação com diretrizes para manutenção dos recursos hídricos.

Medidas estruturais incluem recuperação de matas nativas e ciliares, recuperação físico-hídrica dos solos e obras de engenharia.

 

FONTE: JornalDeVinhedo

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: Bispos do Japão e Coreia são contrários ao despejo de água contaminada no mar

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: Cagece realiza melhorias na estação de tratamento e garante otimização dos serviços

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS