NOTÍCIAS

Pesquisas vão avaliar satisfação dos serviços de água e esgoto em Macapá

A Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa) e a Universidade Federal do Amapá (Unifap) assinam na segunda-feira, 12, acordo de cooperação técnica para executar pesquisas socioeconômicas e de satisfação e identificar o perfil dos usuários dos serviços prestados pela empresa estatal em todo o Amapá. A assinatura ocorrerá às 16h no prédio da Reitoria, localizado no campus Marco Zero do Equador, em Macapá.

O projeto intitulado “Estudo do sistema de abastecimento de água e esgoto do Amapá” que, segundo Mauro Magalhães, gerente comercial da Caesa, busca a coleta informações necessárias visando a melhoria do serviço com a implementação de novas obras de saneamento em Macapá.

“No próximo ano, teremos a finalização de obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) que trarão mais benefícios à população, como a construção de mais reservatórios para as zonas norte e sul da capital. Queremos saber o grau de satisfação dos clientes antes e depois das obras”, informou.

De acordo com o coordenador geral do projeto, professor Dr. Manoel Pinto, da Unifap, o acordo de cooperação trará benefícios para a comunidade acadêmica e a sociedade em geral.

“Esta cooperação técnica coloca o Laboratório de Ciências Sociais em sintonia com as instituições locais e com a própria sociedade amapaense, contribuindo ainda para uma melhor qualificação dos acadêmicos do curso que poderão experimentar teoria e prática ao mesmo tempo. Para a universidade, esse momento consolida uma das questões mais importantes numa academia: cooperar com o desenvolvimento e estender a produção de conhecimento especializados para a sociedade”, explicou o professor.

Segundo o Manoel Pinto, as pesquisas para a Unifap serão desenvolvidas por professores e acadêmicos do curso de Ciências Sociais (Bacharelado e Licenciatura) que serão responsáveis pelo trabalho de campo (entrevistas e observações), sob a coordenação do Laboratório de Ciências Sociais da Unifap.

O gerente comercial da Caesa explicou que a Companhia disponibilizará os recursos necessários para a realização do projeto e fará a seleção dos estudantes junto com a Unifap.

“Inicialmente, o acordo está previsto para ter a duração de três anos. Acreditamos que este trará benefícios para as duas instituições, buscando o desenvolvimento técnico de ambas, visando, assim, o bem estar da população que necessita dos serviços essenciais de água e esgoto”, finalizou.

Fonte: CAESA

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS