NOTÍCIAS

CEIVAP investe em obras de esgotamento sanitário na bacia do Paraíba do Sul

O Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (CEIVAP) vem, ao longo dos anos, unindo esforços com os municípios e outros Comitês de Bacia, para contribuir com o processo de universalização do saneamento na bacia do Paraíba do Sul

rio-paraiba-do-sul

Nesse contexto, em 2017, surgiu o Programa de Tratamento de Águas Residuárias (PROTRATAR), iniciativa que prevê o aporte de recursos ou financiamento para a implantação/ampliação de sistemas públicos de esgotamento sanitário nos municípios da área de abrangência da bacia.

O programa, que já aportou cerca de R$ 19 milhões no seu primeiro edital, vai disponibilizar mais R$ 20 milhões para as obras nos municípios de Jacareí/SP, Piraí/RJ e Santa Maria Madalena/RJ. Estima-se que 60% da população que reside nesses municípios será direta ou indiretamente beneficiada com os projetos na área de saneamento. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cada dólar investido em água e esgoto traz um retorno social de 3 a 34 dólares, a depender do contexto e da região.

Prioritariamente, o CEIVAP tem investido na redução de cargas poluidoras na bacia, com programas de coleta e tratamento de esgoto doméstico, incentivo ao tratamento de efluentes industriais, programas de coleta e disposição de resíduos sólidos urbanos e estímulo à sua redução e descarte adequado. Em seu último Plano de aplicação plurianual (PAP), que contempla as ações na bacia entre os anos de 2017 a 2020, o comitê previu investimentos de cerca de 62,8 milhões em projetos na área de saneamento básico, visando à recuperação da qualidade ambiental dos mananciais.


LEIA TAMBÉM: SABESP INVESTE EM ESGOTAMENTO SANITÁRIO.


Benefícios do PROTRATAR para a bacia

O lançamento de esgoto in natura nos mananciais hídricos pode comprometer diretamente a qualidade da água, principalmente próximo às áreas urbanas, podendo impactar na saúde da população e até inviabilizar o abastecimento de água nas cidades. A fim de minimizar esses e outros impactos, o PROTRATAR visa auxiliar na redução dos níveis de poluição hídrica na bacia, induzindo a implantação de sistemas de gerenciamento de recursos hídricos e a criação de instrumentos de gestão.

Atuação do CEIVAP na bacia

Criado pelo Decreto Federal nº 1.842, de 22 de março de 1996, CEIVAP é o parlamento no qual ocorrem os debates e decisões descentralizadas sobre as questões relacionadas aos usos múltiplos das águas da bacia hidrográfica do rio Paraíba do Sul. O Comitê é constituído por representantes dos poderes públicos, dos usuários e de organizações sociais com importante atuação para a conservação, preservação e recuperação da qualidade das águas da Bacia.

Folha: Terra.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS