NOTÍCIAS

MPRS e Corsan firmam parceria para mapear e conservar nascentes

logo

Buscando avançar no mapeamento e na conservação de nascentes de água, o Ministério Público e a Corsan firmaram convênio na sexta-feira, 11 de junho

 

nascente

Imagem Ilustrativa

 

A parceria visa estabelecer o acesso da Corsan ao sistema “Água para o Futuro”, do MPRS, com repasse das informações sobre as nascentes que forem localizadas e cadastradas pela Corsan no âmbito do Programa Especial de Pagamento por Serviços Ambientais (PPSA).

A iniciativa “Água para o Futuro”, que pode ser acessada por meio de aplicativo de celular, tem o intuito de identificar, monitorar, preservar e recuperar nascentes, contribuindo assim para a segurança hídrica e o abastecimento público de água. O convênio vai fomentar práticas transparentes de recuperação e conservação de áreas de proteção permanente associadas às nascentes, garantindo um apoio que beneficia diretamente a sociedade e os usuários da água e valoriza as propriedades rurais e as fontes de abastecimento.


LEIA TAMBÉM: SEQUENCIAMENTO GENÉTICO PARA PRESERVAÇÃO AMBIENTAL


“Aprimorar as entregas à população”

Para o subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Institucionais, Júlio César de Melo, que firmou o convênio pelo MPRS juntamente com o coordenador do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente, Daniel Martini, “a aliança com a Corsan materializa a necessária união de esforços entre entes públicos para aprimorar as entregas à população”.

Na ocasião, Martini contou que o projeto “Água para o Futuro” surgiu no estado do Mato Grosso, com posterior adesão do MPRS. “O aplicativo inova no sentido de mapear as nascentes, podendo construir, assim, um banco de dados referência no tema”. De acordo com o promotor, aliado ao projeto de recuperação das APPs das nascentes, a parceria entre MPRS e Corsan “representa a união de grandes forças em prol da efetividade da proteção das nascentes e dos recursos hídricos em geral”.

Estiveram presentes na assinatura, ocorrida na sede do MPRS, o diretor-presidente da Corsan, Roberto Barbuti, a diretora de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Liliani Cafruni, e a chefe de Programa Especial, Marluza Górga.

Fonte: MPRS.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS: A SOCIEDADE PRECISARÁ ACEITAR UMA MAIOR ATIVIDADE DE MINERAÇÃO PARA ENFRENTAR O DESAFIO DE SE TORNAR VERDE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: ESTIAGEM MANTÉM IMPACTO NA RMC DE CURITIBA/PR E AFETA BACIAS DOS RIOS PARANÁ E IGUAÇU

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS