NOTÍCIAS

As indústrias têm que se preparar para as mudanças climáticas

Temperaturas extremas, secas que afetam a disponibilidade e o abastecimento de água, aumento do nível do mar, tempestades, são alguns dos efeitos das mudanças climáticas que estão impactando as indústrias.

É preciso avaliar os riscos antes de elaborar planos de mitigação e adaptação para enfrentar os desastres que estão se multiplicando no mundo e no Brasil

Imagem ilustrativa

A mudança do clima gera impactos diretos e indiretos sobre sistemas naturais, grupos e sistemas humanos, assim como sobre a atividade econômica (setores industrial, energético e de transportes) devido a impactos na disponibilidade de recursos naturais nos quais tais atividades econômicas estão baseadas, incluindo impactos na infraestrutura própria ou compartilhada (Fonte: Adapta Clima).

O risco diz respeito às consequências (impactos) que podem ocorrer em determinado local quando há atributos de valor expostos e quando o resultado é incerto (probabilidade de ocorrência de um perigo) (Fonte: IPCC, 2014) .

Os principais efeitos das mudanças climáticas e regionalidade

Os efeitos são diferentes dependendo da região onde estão implantando as fábricas e parques industriais.

  • A região Norte e Centro-Oeste tem uma tendência nítida de aumento de temperatura. Atividades como desmatamento, agropecuária e mineração têm causado degradação ambiental severa e a redução da disponibilidade de serviços ecossistêmicos.
  • Na região Nordeste aparecem aumento de temperatura e redução da precipitação, com impacto direto na produtividade agrícola reduzindo a disponibilidade hídrica para irrigação e ameaçando a segurança alimentar (especialmente das populações mais pobres).
  • As regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste encontram aumento de temperatura, precipitação e eventos climáticos extremos, levando a inundações e deslizamento de terras. O aumento de chuvas contribuirá para o aumento do escoamento superficial e da média de produtividade agrícola (podendo ser mantida até metade do século 21). A expansão agrícola da região poderá ameaçar a cobertura florestal remanescente.

Eventos climáticos extremos já impactam a competitividade das indústrias

Os desastres relacionados às mudanças climáticas estão interrompendo cada vez mais as cadeias de produção, abastecimento e logística, causando grandes danos econômicos, como o vendaval que atingiu uma fábrica de papel e 90% das empresas do município de Tangará-SC em agosto de 2020.

Em 2015, durante a crise hídrica, a falta de água ameaçou paralisar a produção do setor industrial de São Paulo.

Entre 1996 e 2015, as perdas econômicas globais geradas por impactos da mudança do clima somaram US$ 3,08 trilhões, causando cerca de 528 mil mortes.

No Brasil, os eventos climáticos extremos representaram perdas de até R$ 355,6 bilhões entre 2002 e 2012 (Fonte: estudo do Itaú, de 2017).


LEIA TAMBÉM: UNICEF PEDE 9.400 MILHÕES DE DÓLARES PARA CRIANÇAS AFETADAS POR CRISES, MUDANÇAS CLIMÁTICAS E COVID-19


Riscos associados à mudança do clima sobre o setor industrial no Brasil

Quais são as ações a serem consideradas para proteger os seus negócios?

É necessário atuar em duas frentes:

  1. Mitigação: Refere-se à redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE) para evitar ou reduzir a incidência da mudança do clima.
  2. Adaptação: Ajustes em sistemas naturais ou humanos em resposta a estímulos, ou seus efeitos, e que moderam danos ou exploram oportunidades (Fonte: IPCC 2007).

É recomendável sinergia entre ações de mitigação e adaptação para aumentar a relação custo-efetividade, os benefícios sociais e tornar o sistema socioeconômico menos intensivo em carbono e ao mesmo tempo mais resiliente.

A Ramboll trabalha com diversas organizações para avaliar os riscos apresentados pelas mudanças climáticas. Revisamos e avaliamos os riscos, identificamos um programa de ações e mapeamos o progresso.

Ajudamos o cliente a manter-se lucrativo e bem-sucedido em um futuro impactado pelo clima. Desenvolvemos planos de redução de emissões e resilientes ao clima construindo soluções práticas que impulsionam o desempenho e valor duradouro do seu negócio.

Quer saber mais sobre a nossa metodologia? Estamos a disposição para acompanhar vocês na sua avaliação de risco climático físico. CLIQUE AQUI

Gustavo Mello
Mestre em processos industriais
Diretor de operações da Ramboll Brasil
D +55 (11) 2832-8014
M +55 (11) 97205-8262
gmello@ramboll.com

Gustavo é engenheiro químico e de segurança, com mestrado em processos industriais. Possui 17 anos de experiência na área de engenharia ambiental no Brasil, com ênfase em projetos de remediação de solo e água subterrânea (investigação, projeto e construção de sistemas de remediação, O&M, HHRA, monitoramento); projetos de qualidade do ar; engenharia do biogás; avaliação de risco industrial (EAR, PGR, PAE); engenharia de processo (tratamento de águas, disposição de resíduos sólidos).

Escaneie e entre diretamente em contato.

Fonte: Ramboll


ÚLTIMAS NOTÍCIAS: FAZENDAS DA CADEIA DA CARNE QUE ADOTAM TECNOLOGIAS SUSTENTÁVEIS SEQUESTRARAM MAIS CARBONO DO QUE EMITIRAM, APONTA ESTUDO

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: DAAE: ANÁLISE CLASSIFICA A QUALIDADE DA ÁGUA DOS MANANCIAIS DE ABASTECIMENTO DE ARARAQUARA COMO ‘ÓTIMA’ E “BOA’

 

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS