NOTÍCIAS

Governo no Acre apresenta plano para ações de saneamento integrado em municípios

Com a perspectiva de levar ações de melhoria de vida para as populações dos municípios de difícil acesso, o governador Tião Viana se reuniu nesta quarta-feira, 6, com as equipes do Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa) e da Secretaria de Estado de Planeamento (Seplan), para apresentação do plano de ações na área de saneamento ambiental integrado.

04-noticia-governo-acre-apresenta-plano-saneamento

As obras foram contempladas com recursos do Programa de Saneamento Ambiental e Inclusão Socioeconômica do Acre (Proser), que teve recentemente contrato de crédito celebrado de mais de R$ 500 milhões entre o governo do Acre com o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird).

No portfólio de ações do Proser, serão investidos R$ 245,5 milhões em Porto Walter, Marechal Thaumaturgo, Jordão e Santa Rosa do Purus em ações de saneamento ambiental integrado voltadas para a distribuição de água, coleta e tratamento do esgoto, pavimentação, drenagem, coleta e destinação de lixo.

“O essencial para o governo em 2016 é garantir rede de água e pavimentação de qualidade para os municípios de difícil acesso do Acre”, frisou o governador Tião Viana.

Ações inovadoras

Inicialmente, apenas Jordão, Marechal Thaumaturgo e Porto Walter terão as obras iniciadas no próximo mês. O projeto de execução das obras para Santa Rosa do Purus está em fase de licitação.

Para o diretor-presidente do Depasa, Edvaldo Magalhães, o Proser vai poder responder mais rapidamente aquilo que é um sonho da comunidade e um desejo do governo em ter as cidades de Jordão, Marechal Thaumaturgo, Porto Walter e Santa Rosa com sua parte de saneamento integrado totalmente resolvida, assim como a questão da pavimentação”, salientou.

Márcio Veríssimo, gestor da Seplan, chamou atenção para o ganho que os municípios que possuem os menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) terão com as obras.

“Realizar esse projeto que tem como foco o saneamento é reduzir a incidência de doenças e proporcionar uma melhor qualidade de vida. Se levarmos em consideração o momento de dificuldade financeira pelo qual passa o Brasil, temos um estado da Amazônia do tamanho do Acre, com ações inovadoras de saneamento integrado”, destacou Veríssimo.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS