NOTÍCIAS

Governo do Acre discute plano de ação para monitoramento ambiental

A secretária Julie Messias informou que a Semapi vai buscar dar o suporte necessário aos órgãos ligados ao meio ambiente.

Governo do Acre discute plano de ação para monitoramento ambiental. A reunião ocorreu no Centro Integrado de Geoprocessamento Ambiental (Cigma). Na oportunidade, a secretária Julie Messias informou que a Semapi vai buscar dar o suporte necessário aos órgãos ligados ao meio ambiente.

Alinhar os setores e trabalhar de forma integrada. Essa é a missão do governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e das Políticas Indígenas (Semapi). Um encontro para afinar os trabalhos e planos de ação que serão realizados em períodos considerados de atenção como cheias, seca, queimadas e desmatamento foi realizado no dia 18 de Janeiro, com representantes de órgão ligados ao meio ambiente.

A reunião ocorreu no Centro Integrado de Geoprocessamento Ambiental (Cigma). Na oportunidade, a secretária Julie Messias informou que a Semapi vai buscar dar o suporte necessário aos órgãos ligados ao meio ambiente.

Estavam presentes a diretora de Meio Ambiente, Renata Souza, e representantes da Defesa Civil Estadual, Secretaria de Segurança, Corpo de Bombeiros e o diretor-presidente do Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac), André Assem.

A secretária afirmou que a prioridade é trabalhar com todos os órgãos de forma integrada e reforçou que o governador Gladson Cameli tem como prioridade atuar de forma unificada.

“Vamos trabalhar com a integração das diferentes forças para que a gente consiga atuar e estabelecer um plano de ação. É importante que todos os órgãos ligados ao meio ambiente saibam que a Semapi vai atuar junto, dando todo o suporte possível e de forma preventiva”.

O comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Charles Santos, falou da estrutura do órgão e disse que eventos ligados ao clima sempre ocorrem e reforçou que a união dos órgãos é de grande importância.

“Com um trabalho integrado, vamos poder atuar na capital e no interior dando suporte e atuando nesses períodos críticos”, afirmou.


LEIA TAMBÉM: ANA E IRD REALIZAM COOPERAÇÃO PARA AMPLIAR MONITORAMENTO DAS ÁGUAS DO BRASIL COM SATÉLITES


 

O coordenador da Defesa Civil Estadual, coronel Carlos Batista, falou do importante papel que a Defesa Civil tem e que conta com o apoio da Semapi em relação a todo o mapeamento de dados que é feito por meio do Cigma para a tomada de decisões.

“Os dados são importantes, pois nos trazem os impactos que as inundações causam nos municípios. Em 2015, período em que houve a cheia histórica no estado, o Cigma foi de grande importância para o direcionamento das equipes e as tomadas de decisões”.

O presidente do Imac, André Assem, falou do papel do órgão e do papel do Cigma como centro de referência de dados.

“O Imac está e sempre esteve em parceria com a Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Batalhão Ambiental e a Semapi, que é o nosso ‘guarda-chuva’. E nós, do Imac, trabalhamos sempre integrados e agora a parceria vai ser ainda melhor”.

Sobre o Cigma

Com suporte tecnológico, ferramentas geoespaciais e técnicos capacitados, o Centro Integrado de Geoprocessamento Ambiental (Cigma) oferece informações qualificadas para direcionar as estratégias de políticas do governo. O centro é coordenado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e das Políticas Indígenas (Semapi) e conta com a parceria do Instituto de Meio Ambiente (Imac), o Instituto de Terras (Iteracre), o Instituto de Mudanças Climáticas (IMC) e a Fundação de Tecnologia do Acre (Funtac).

Fonte: Agência Acre


ÚLTIMAS NOTÍCIAS: FORTES CHUVAS EM SÃO PAULO AJUDAM A ENCHER RESERVATÓRIOS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: INICIATIVAS ESG IMPULSIONAM PROCURA POR PRODUTOS SUSTENTÁVEIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS