Notícias

Sistemas de desinfecção UV em estações de tratamento de água e de efluentes

“Para o dimensionamento de um sistema ultravioleta é preciso definir a dose de UV, como a intensidade e quantidade de lâmpadas, a potência, a vazão máxima da planta, a transmitância e a geometria do reator”

 

aquamec

 

Em um bate-papo ao vivo pelo Instagram, Sônia Mucciolo, que é Engenheira Química, especialista em processos e uma das responsáveis técnicas da aQuamec, contou um pouco sobre alguns serviços que a empresa oferece, entre eles a tecnologia ultravioleta (UV) em estações de tratamento de água e de efluentes.

A aQuamec têm sua fábrica na cidade de Itu, no interior de São Paulo. Lá são fabricados equipamentos para estações de tratamento de água e estações de tratamento de efluente, como removedores de lodo, peneiras e floculadores. A empresa também conta com parceiros internacionais com uma gama de produtos e de diversas especialidades de alta tecnologia e alta performance no mercado. Uma das parceiras é a UV Solutions – LIT, empresa Alemã que é especializada exclusivamente em sistemas ultravioleta.

O que é radiação ultravioleta ?

A radiação ultravioleta é um tipo de radiação eletromagnética com comprimento de onda de 200 a 400 nm e de frequência maior que a luz visível. A radiação ultravioleta pode ser classificada em três tipos: UV-A, UV-B e UV-C.

  • UV-A : comprimento de onda na faixa de 320 a 400 nm e são os de maior incidência na superfície terrestre, uma vez que não são absorvidos pela camada de ozônio;
  • UV-B : comprimento de onda na faixa de 280 a 320 nm e são parcialmente absorvidos pela camada de ozônio;
  • UV-C : comprimento de onda menor que 280 nm, sendo a radiação que menos se aproxima da luz visível. São nocivos à biosfera, porém não agridem a Terra pois são completamente absorvidos pela camada de ozônio.

Como é o funcionamento de um o sistema de tratamento com tecnologia UV?

O sistema ultravioleta é um processo físico de desinfecção pela ação do raios ultravioletas (UV-C) e tem ação germicida. Se comparado com o sol que também tem raios ultravioletas podemos ter uma ideia dos cuidados que se deve ter, por isso é necessário evitar a exposição a luz ultravioleta, pois pode gerar queimaduras.

Espectro Eletromagnético

eletromagnetico

Em estações de tratamento esses sistemas ultravioletas são equipamentos fechados e não necessitam de grandes operações. A lâmpada é um equipamento elétrico, ou seja, não pode ficar em contato com a água, por isso ela é alocada dentro de uma manga para que a lâmpada não entre em contato com a água ou com o efluente final que estará sendo desinfectado na estação de tratamento.

Um dos problemas que pode acontecer nesses sistemas são as incrustações nas mangas das lâmpadas. Caso haja uma incrustação de alguns contaminantes na manga e haja uma diminuição na intensidade dos raios ultravioleta, existe um sensor que estabelecerá isso. Se isso ocorrer, é fornecido um sistema de limpeza mecanizada. Se houver necessidade de uma maior limpeza das mangas, elas podem ser removidas e inseridas em tanques com soluções químicas para a sua limpeza

Cada fabricante tem diferentes tipos de lâmpadas e isso é um ponto importante para quem tem um interesse na implantação dessa tecnologia.

Dimensionamento do sistema UV

Para o dimensionamento de um sistema ultravioleta é preciso definir a dose de UV, como a intensidade e quantidade de lâmpadas, a potência, a vazão máxima da planta, a transmitância e a geometria do reator. Tudo isso impacta no tamanho do sistema que será calculado.

A dose de UV é muito importante no processo de dimensionamento do sistema, porque se é colocado uma dose equivocada e a dose correta for menor que o aplicado, é causado um dano temporário nos microrganismos, ou seja, ele poderá se regenerar. Por isso é fundamental ter o cálculo correto e equipamentos confiáveis.

A aQuamec ajuda seus clientes no dimensionamento do sistema solicitando alguns dados e informações de aplicação, para que o sistema seja calculado na pior situação crítica. Para isso é utilizado o momento de menor transmitância e o momento de maior vazão da planta para então garantir a eficiência de desinfecção.

Qual o objetivo desse sistema em uma estação de tratamento de água ou de efluente ?

A desinfeção por ultravioleta é uma ferramenta adicional dentro de uma planta de tratamento para atingir uma desinfecção avançada, que pode ser antes da desinfecção final. Além de ter a condição de ter sucesso na desinfecção, com esse sistema UV existe a diminuição do efeito do cloro na água, ou seja, a diminuição na formação de organoclorado e outros subprodutos da desinfecção.


LEIA TAMBÉM:APLICAÇÃO DE PERÓXIDO DE HIDROGÊNIO EM SUBSTITUIÇÃO AO CLORO NA ETAPA DE PRÉ-OXIDAÇÃO NO PROCESSO DE TRATAMENTO DE ÁGUAS DE ABASTECIMENTO COMO ALTERNATIVA PARA A REDUÇÃO DA FORMAÇÃO DE TRIHALOMETANOS.


Com esse sistema a eficiência para uma estação de tratamento de água pode chegar até 100% e, para uma estação de tratamento de esgoto pode chegar até 99,5 %.

A aQuamec alia sua capacidade técnica para projetar, fabricar e operar, com a versatilidade de inovação e diversas parcerias com os melhores fabricantes de tecnologias internacionais, oferecendo ao mercado de Saneamento e principais indústrias, soluções completas de serviços e equipamentos para todas as etapas do tratamento de água, efluentes municipais e industriais, e reuso, incluindo sistemas para desinfecção.

O Portal Tratamento de Água trabalha juntamente com a aQuamec, divulgando a empresa, seus produtos e serviços entre os interessados deste setor.

Para saber o que a aQuamec oferece, acesse seu portifólio clicando aqui.

 

Renata Mafra – Produtora de conteúdo

renata@webapp233877.ip-104-237-133-206.cloudezapp.io


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *