NOTÍCIAS

Consulta Nacional – Normas técnicas ABNT Comitê CB-10

 

Consulta Nacional – Normas técnicas ABNT Comitê CB-10

A ABNT disponibilizou para consulta nacional até o dia 27/10/2022, as normas elaboradas pelo comitê ABNT/CB-10 (Química), sobre informações de segurança, saúde e meio ambiente, referentes à produtos químicos e resíduos químicos perigosos:

  • Revisão ABNT NBR 16725 – Resíduo químico perigoso — Informações sobre segurança, saúde e meio ambiente — Ficha com dados de segurança de resíduos (FDSR) e rotulagem;
  • ABNT NBR 14725 – Produtos químicos — Informações sobre segurança, saúde e meio ambiente — Aspectos gerais do Sistema Globalmente Harmonizado (GHS), classificação, FDS e rotulagem de produtos químicos.

Também está disponível, até o dia 16/11/2022 a norma abaixo:

  • Revisão ABNT NBR 11833 – Hipoclorito de Sódio – Aplicação em tratamento de água e efluentes – Especificação técnica, amostragem e métodos de ensaio.

Consulta nacional

O QUE É A CONSULTA NACIONAL?

A Consulta Nacional é a etapa do processo de desenvolvimento de uma Norma Brasileira em que um Projeto de Norma é submetido à apreciação da sociedade. Durante o período de Consulta Nacional, qualquer interessado pode se manifestar, sem qualquer ônus, recomendando a Comissão de Estudo autora:

  • APROVAÇÃO do Projeto sem restrições;
  • APROVAÇÃO do Projeto com objeções de forma em anexo;
  • REPROVAÇÃO do Projeto com objeções técnicas em anexo.

O QUE SIGNIFICA CADA FORMA DE RECOMENDAÇÃO?

 

  • APROVAÇÃO sem restrições
    Aprovação do conteúdo técnico do Projeto como apresentado na Consulta Nacional, indicando que o projeto está apto a ser publicado como Norma Brasileira.
  • APROVAÇÃO com objeções de forma em anexo
    Aprovação do conteúdo técnico do Projeto com sugestões de forma, visando à melhoria do texto apresentado na Consulta Nacional.
  • REPROVAÇÃO com objeções técnicas em anexo
    Reprovação do conteúdo técnico do projeto, apresentando objeções técnicas que justifiquem a sua manifestação.

 

PARTICIPEI. E AGORA?

 

Quando são feitas recomendações ao projeto, a parte interessada que emitiu qualquer um dos três posicionamentos possíveis é convidada a participar da Reunião de Análise das recomendações emitidas na Consulta Nacional. Desta forma, aqueles que emitirem recomendações poderão defender seus pontos de vista, esclarecendo seus argumentos técnicos e ajudando na decisão da Comissão de Estudo autora do Projeto. Mesmo as partes interessadas que recomendaram a aprovação são convidadas para a reunião, para poderem avaliar as eventuais propostas de mudanças feitas para o Projeto que, inicialmente, consideraram apto a se tornar Norma Brasileira.

ANÁLISE DAS RECOMENDAÇÕES DA CONSULTA NACIONAL

 

Etapa em que as recomendações recebidas são analisadas, em reunião especial. Nesta reunião, a Comissão de Estudo autora do Projeto, em conjunto com os participantes convidados a comparecer, decide a ação que será tomada em relação às recomendações recebidas, entre as seguintes opções:

  • Aceito
    Quando, por consenso, entende-se que a recomendação recebida é pertinente e a modificação, exclusão ou inclusão de tal item no projeto é necessária.
  • Aceito parcialmente
    Quando, por consenso, entende-se que a recomendação recebida é pertinente e decide-se aplicá-la ao Projeto, porém com adequações na proposta original encaminhada.
  • Não aceito
    Quando, por consenso, entende-se que a recomendação recebida não é pertinente ou o embasamento técnico não é suficiente para alterar o Projeto.
    Os projetos que receberem recomendações de cunho técnico que sejam aceitas e os alterarem tecnicamente devem circular novamente em Consulta Nacional.

 

RESPOSTA APÓS A ANÁLISE DA CONSULTA NACIONAL

 

Caso a participação na Reunião de Análise das recomendações da Consulta Nacional não seja possível por quem enviou recomendações, a Comissão de Estudo enviará um e-mail, posteriormente, informando o resultado.

As Normas Brasileiras são elaboradas com base em CONSENSO, e não em pleito de eleição. Isto significa que a decisão não é numérica e que, por exemplo, mesmo que o Projeto tenha recebido várias recomendações de aprovação e apenas uma de reprovação, se esta última estiver devidamente justificada e a Comissão de Estudo entender que é pertinente e fundamentada, o Projeto poderá ser submetido novamente à Consulta Nacional.

Participe: https://www.abntonline.com.br/consultanacional/

Fonte: Site ABNT


ÚLTIMAS NOTÍCIAS: COP27: 5 AÇÕES DE APOIO A VULNERÁVEIS À EMERGÊNCIA CLIMÁTICA

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: COMO A PANDEMIA DA COVID-19 IMPACTOU O SETOR DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA NO BRASIL?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS