NOTÍCIAS

hidrogênio verde

Ceará tem meta de produzir 1 milhão de toneladas de hidrogênio verde até 2030

Planos fazem parte da parceria do Estado com o Porto de Roterdã; produção depende da garantia de investimento em infraestrutura local

O Governo Elmano sonha alto quanto o tema é o setor energético. Nos cinco primeiro meses da gestão, foi intensa a agenda de encontros, discussões e negociações para atrair investimento para o Ceará. O Estado ambiciona ser um polo produtor de hidrogênio verde, capaz de impactar a economia cearense. A meta do Governo do Estado é que 1 milhão de toneladas de hidrogênio verde sejam produzidas Ceará até 2030. O objetivo foi anunciado pelo secretário do Desenvolvimento Econômico e Trabalho do Ceará, Salmito Filho.

A expectativa é que, no Hub de Hidrogênio Verde (H2V) que está sendo implementado no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), sejam produzidos 25% do total de H2V do Porto de Roterdã, parceiro no Ceará na empreitada. Na semana passa, Salmito Filho esteve em Brasília, onde falou a senadores sobre as oportunidades que o Estado vislumbra para o setor. As projeções da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho incluem o potencial de criação de cerca de 100 mil empregos em toda a cadeia produtiva das energias renováveis e do hidrogênio verde.


LEIA TAMBÉM: HIDROGÊNIO VERDE: BANCO MUNDIAL AVALIA CAPTAÇÃO DE US$ 100 MILHÕES PARA COMPLEXO DO PECÉM


Para alcançar a meta, é preciso garantir investimento em infraestrutura do CIPP, incluindo de produção de energia. Para ele ser considerado verde, o hidrogênio preciso se produzido a partir de fontes limpas e renováveis – solar ou eólica, por exemplo, para citar dois setores que também estão na mira da gestão estadual.

SETOR FINANCEIRO

A Comissão Especial sobre Hidrogênio Verde (CEHV) do Senado Federal ouviu, na semana passada, representantes de instituições financeiras envolvidas no financiamento de projetos de geração sustentável de energia. Durante a audiência, os participantes demonstraram otimismo em relação às perspectivas de produção em escala industrial de hidrogênio no país.

Jorge Arbache, vice-presidente de Setor Privado do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), ressaltou a rápida transição energética em âmbito internacional devido aos acordos ambientais. Ele destacou que o Brasil possui grandes oportunidades devido à predominância de fontes limpas e renováveis em sua matriz energética.

Arbache afirmou que o Brasil tem uma “oportunidade inigualável” no setor de hidrogênio verde, principalmente no Nordeste, desde que essa forma de energia seja utilizada para alimentar a produção industrial de produtos acabados no país, em vez de exportar o hidrogênio para outros países. Ele enfatizou que a CAF está pronta para oferecer parcerias e apoio técnico para atrair investimentos nesse setor.

Luiz Alberto Esteves, economista-chefe do Banco do Nordeste do Brasil, também destacou a importância do investimento em hidrogênio verde para estimular o desenvolvimento regional e reduzir desigualdades. Ele ressaltou que a região possui recursos energéticos estratégicos para direcionar a economia global nas próximas décadas. Esteves chamou a atenção para o interesse de grandes grupos econômicos na produção de hidrogênio na região e afirmou que o Brasil tem plenas condições de se tornar um hub de soluções energéticas limpas.

Fonte: Opnião Direto ao Ponto


ÚLTIMAS NOTÍCIAS: CAMPUS DA USP USA TECNOLOGIA DE BIOLARVICIDA PARA CONTROLE DO MOSQUITO TRANSMISSOR DA DENGUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS