NOTÍCIAS

Cannes água de reuso

Em Cannes, uma “rede paralela” de tubulações para água de reuso

Cannes – Água de reuso

A comunidade do aglomerado de Cannes Lérins acaba de obter autorizações para utilizar as águas residuais tratadas da sua estação de tratamento para lavar as ruas e regar os espaços verdes.

  •  “Após uma longa e exaustiva batalha administrativa” de dez anos, e “1.026 análises para provar a inocuidade” deste recurso, a cidade e a comunidade urbana de Cannes Lérins obtiveram autorizações para reutilizar águas residuais tratadas para lavagem de ruas e rega de espaços verdes.
  • O sistema já estava operacional para a irrigação de campos esportivos e em particular campos de golfe, mas “é o primeiro na França para esses dois outros usos para os quais os decretos da prefeitura foram publicados na noite de quinta-feira”, afirma o prefeito LR e presidente da intercomunitária David Lisnard.
  • A comunidade pretende criar toda uma “rede alternativa de tubulações” para oferecer este novo recurso também a “grandes condomínios” ou empresas.

A cidade de Cannes  acaba de obter autorizações para utilizar água de reuso para lavar as ruas e regar os espaços verdes

Sexta-feira, o sol ainda não havia aparecido quando David Vicari iniciou o seu tradicional passeio pelo centro de Cannes a partir das 4 horas, como de costume.
Pela primeira vez, a lavadora de alta pressão desta limpeza de rua, que trabalha na cidade dos festivais há vinte e cinco anos, foi abastecida com água da estação de tratamento de esgoto local, livre desses resíduos (macros e micro) e desinfetados com luz ultravioleta.

“E é uma pena que não pudemos fazer isso antes”, ele respira.

Após uma longa e exaustiva batalha administrativa” de dez anos e “1.026 análises para provar a inocuidade” deste recurso, a cidade e a comunidade urbana de Cannes Lérins obtiveram autorizações de reutilização para lavar as ruas e regar os espaços verdes.

O sistema já estava operacional em alguns locais da França para a irrigação de campos esportivos e, em particular, de campos de golfe, mas “é a primeira vez para esses dois outros usos, para os quais os decretos da prefeitura foram publicados na noite de quinta-feira”, afirma o prefeito LR e presidente da intercomunitária David Lisnard.

Tubulação roxa para diferenciação

Foram adquiridos caminhões cisternas para poder transportar o volume, ao qual se junta em Cannes a água bruta recolhida sob as lajes de um parque de estacionamento subterrâneo.

Mas os planos da cidade “para preservar a água potável” vão muito além e pretendem criar toda uma “rede alternativa de tubulações” para oferecer este novo recurso também para os “grandes condomínios” e  empresas.


LEIA TAMBÉM: RIBEIRÃO PRETO PASSARÁ A UTILIZAR ÁGUA DE REÚSO PARA FINS URBANOS


Por exemplo, temos contatos muito próximos com a Thales Alenia Space”, explica Michel Tani, gerente geral de serviços da aglomeração de Cannes Lérins.

O fabricante de satélites localizado a oeste da cidade poderia “usar esta água de serviço para alguns desses usos”, especifica o gerente.

 

Toda uma “rede paralela” deve, portanto, ser implantada. “Caminhões-tanque são usados inicialmente, explica David Lisnard.
Mas, a curto prazo, pelo menos para usos locais, serão instaladas tubulações adicionais. »

A construção já começou. Em particular para conectar o campo de golfe da cidade vizinha de Mandelieu-la-Napoule, muito perto da estação de tratamento de águas residuais.

No local, a ligação está prevista para os próximos dias: são 400 m de novas tubulações enterradas.

“Elas são roxas para não confundir com as tubulações da água potável que são azuis”, especificou a 20 Minutos Michel Tani.

Os estádios também também serão os próximos a serem conectados.

Um potencial de mais de 3 milhões de m3 por ano

No total, já estão disponíveis 350 m3 desta água de reuso por hora para toda a aglomeração, ou seja, um potencial de mais de 3 milhões de metros cúbicos por ano.

O suficiente para cobrir em grande parte a rega de espaços verdes e a lavagem de estradas apenas para a cidade de Cannes, que requerem 500.000 m3, de acordo com os números fornecidos.

A irrigação do novo gramado do Stade Coubertin, a desde agosto, e dos campos esportivos de Saint-Cassien, a partir do final do ano, também será contemplada, indica a cidade.
Também pretendem oferecer essa água para limpeza de barcos em três de seus portos.

A título de comparação, o consumo de água potável, somando todos os usos, atingiu a média de 9 milhões de metros cúbicos por ano em Cannes.

Número que logicamente deve cair com a utilização desse recurso de reuso, que também beneficiará os demais municípios da região.

A cidade de Mandelieu-la-Napoule também se organizou para estar operacional para este novo procedimento de reuso de água e Le Cannet e Mougins estão se atualizando para esta operação.

Também em Théoule-sur-Mer, estão em andamento estudos para avaliar a necessidade de água tratada de reuso.

Fonte: 20minutes

Tradução e adaptação: Flávio H. Zavarise Lemos


ÚLTIMAS NOTÍCIAS: IGUÁ SANEAMENTO ANUNCIA EMISSÃO DE DEBÊNTURES DE INFRAESTRUTURA NO VALOR DE R$ 3,8 BILHÕES

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: BIOCHAR ESTÁ ATRAINDO EMPRESAS PARA COMPENSAR SUAS EMISSÕES DE CARBONO

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS