BIBLIOTECA

Fornecimento de uma Estação de Tratamento de Água (ETA- 150 m3/h) com sistema de desmineralização e recuperação através da tecnologia de Osmose Reversa

Grupo EP fornece ETA com capacidade de 150 m3/h para Indústria de Café Solúvel

Estação de Tratamento de Água

Segmento: Indústria de Café Solúvel

Descrição do projeto: Fornecimento de uma Estação de Tratamento de Água (ETA) com sistema de desmineralização e recuperação através da tecnologia de Osmose Reversa.

 Tratamento de ÁguaA qualidade da água desempenha um papel fundamental na produção de café solúvel. A água é um dos principais ingredientes utilizados nesse processo, representando uma percentagem significativa no produto final, por isso a água deve atender a certos critérios para evitar interferências no sabor, aroma e aparência do café.

 Tratamento de Água

O Grupo EP, através de sua unidade de Negócio , EP Engenharia, foi contratado para desenvolver o projeto e executar a implantação de uma Estação de Tratamento de água para atendimento da vazão de 150m³/h no contrato “Turn-key”(chave na mão, estação fornecida direto ao cliente) para indústria de café solúvel.

Projeto

 Tratamento de Água

Estação de tratamento de água (ETA): Tipo de fornecimento: Turn-key (chave na mão, estação fornecida direto ao cliente) Captação de água: poços profundos Vazão de tratamento: 150m³/h

Desafio do projeto:

O tratamento de água de poço profundo apresenta desafios específicos devido às características dessa fonte, a água pode apresentar dureza significativa, devido à presença de minerais como cálcio e magnésio, ela pode conter contaminantes naturais, como minerais eliminados (ferro, manganês) e compostos químicos externos. Para este projeto, o Grupo EP teve o desafio de aplicar sua expertise e know-how dimensionando um sistema de tratamento de água completo onde fosse possível através da água bruta gerar 6 tipos de águas com finalidades diferentes, desde a geração de água potável a água totalmente desmineralizada e esterilizada (através do sistema UV – ultravioleta).

Iniciando o processo com a captação da água bruta, após passar por processos de tratamento os 6 tipos de águas gerados, são:

  • Água potável – Destinada para consumo humano –
  • Água industrial – Destinada para processos –
  • Água abrandada – Destinada para caldeiras e afins –
  • Água desmineralizada por sistema de Osmose reversa
  • Água de reuso (Recuperação de 85% do rejeito total)

Processos Empregados:

 Tratamento de Água

Filtros de areia Bifluxo – Etapa de remoção de partículas sólidas suspensas

Projetado para remover partículas sólidas suspensas e impurezas da água. O funcionamento básico de um filtro de areia bifluxo consiste em passar a água através de um leito de areia granular, onde ocorre a retenção das partículas suspensas. A água é forçada a atravessar o leito de areia de cima para baixo, e também de baixo para cima, criando um fluxo bifluxo. Isso ajuda a promover uma melhor remoção de impurezas e evita a compactação do leito de areia.

Abrandador – Etapa de remoção de dureza da água bruta

Projetado para remoção de dureza da água bruta. A remoção de cálcio e magnésio, que são os principais responsáveis pela dureza da água, é realizada através de resina cátion.

Microfiltração – Etapa de filtração

Projetado para realizar o processo de separação física usado para remover partículas sólidas e microorganismos. Neste projeto foi implantada a tecnologia “high flow” que consiste no fornecimento de uma microfiltração substituindo os filtros manga (tecido) por um filtro de polipropileno com alto grau de filtragem e maior vida útil.

3 Skids de Osmose reversa – Etapa de geração de água Desmineralizada e Recuperação de 85% do rejeito dos skids de osmose de todos os processos.

Projetado para remoção de sais dissolvidos, gerando água com baixa condutividade e alta qualidade. O processo funciona da seguinte forma, através de uma bomba de alta pressão a água é forçada a passar através de uma membrana semipermeável com uma pressão maior que a osmótica com taxa de filtração de 99,6%. Utilizada para a reutilização, a osmose reversa é eficiente para produzir água de reuso de alta qualidade

Sistema UV – Etapa de Desinfecção

Projeto para uma etapa de desinfecção, a luz ultravioleta é usada para inativar microorganismos presentes na água, como vírus, bactérias, algas e protozoários. A radiação UV exclusiva por lâmpadas especiais de UV-C tem propriedades germicidas que produziram o material genético dos microrganismos, impedindo sua reprodução.

Escopo de fornecimento EP neste projeto :

  • Projetos básicos e detalhados
  • Construção de todos equipamentos – em nossa caldeiraria própria
  • Montagem eletromecânica dos sistemas
  • Automação
  • Fornecimento dos Painéis CCM e PLC e painéis remotos com IHM
  • Fornecimento de todos materiais hidráulicos, elétricos e mecânicos
  • Comissionamento e Startup dos sistemas –
  • Operação assistida e treinamentos

Fonte: Grupo EP


CONFIRA OS NOSSOS PRODUTOS E SERVIÇOS NO GUIA DE COMPRAS: Grupo EP

ÚLTIMOS ARTIGOS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS