BIBLIOTECA

Eletrobiorreator a membrana (EBRM) aplicado ao tratamento de esgotos sanitários: ensaios para determinação das condições operacionais

Resumo: Buscou-se no presente estudo determinar as melhores condições hidrodinâmicas de operação de um eletrobiorreator a membrana aplicado ao tratamento de esgotos sanitários. Para tanto, foram realizados ensaios a fim de mensurar o tempo de mistura do reator e o coeficiente de transferência de oxigênio (KLa) para diferentes vazões de ar (0,3, 0,4 e 0,5 m³.h-1). Em seguida, empregando-se a melhor condição operacional obtida, foi realizado um ensaio para determinação do fluxo crítico da membrana. Os resultados obtidos indicaram que a vazão de ar de 0,5 m³. h-1, cuja SADm foi de 2,8 m³.m-2.h-1, resultou em menores tempos de mistura e valores de KLa superiores. O fluxo crítico da membrana determinado foi de 11,6 L.m-2 .h1. Concluiu-se, portanto, que a maior vazão de ar testada é a recomendada para operação do sistema e o fluxo de permeado empregado não deverá exceder o valor limite de 11,6 L.m-2 .h-1.

Introdução: Os eletrobiorreatores a membrana (EBRM) têm sido vistos como uma tecnologia com elevado potencial de aplicação para o tratamento de efluentes sanitários. Os EBRM são caracterizados pela aplicação simultânea de processos biológicos, de eletrocoagulação e de separação por membranas em um reator de câmara única (BANI-MELHEM & ELEKTOROWICZ, 2010). Essa configuração apresenta diversas vantagens frente aos processos de tratamento convencionais, tais como: a melhoria das condições de desidratação do lodo; redução da área construída necessária; e, sobretudo, a possibilidade de remoção de nitrogênio, fósforo e matéria orgânica em um reator operado em regime contínuo, sem a necessidade de adição de produtos químicos (LIU et al., 2012; ELEKTOROWICZ; ARIAN & IBEID, 2014). Entretanto, apesar das vantagens reportadas, um dos principais fatores limitantes na utilização desses sistemas é a colmatação das membranas, que resulta na perda de fluxo de permeado ou no aumento da pressão transmembrana (PTM) durante o processo de filtração (DREWS, 2010). Dentre as alternativas usualmente utilizadas para o controle da colmatação, a operação do sistema abaixo do fluxo crítico, que consiste no maior valor de fluxo permeado onde não se observa uma diminuição considerável do fluxo (ou aumento da PTM) com o tempo, é fundamental (JUDD, 2011). Além disso, a aeração desempenha papel importante, em função da turbulência gerada pelas bolhas de ar no meio líquido que promovem o arraste das partículas depositadas na superfície da membrana. Desse modo, é usual a utilização de elevadas taxas de aeração nos EBRM, responsável por cerca de 30-50% do custo total de operação (YAN et al., 2015). Nesse contexto, os objetivos do presente estudo foram: a) avaliar diferentes taxas de aeração aplicadas em um EBRM em escala piloto, buscando otimizar as condições hidrodinâmicas de operação; e b) determinar o fluxo crítico da membrana.

Autores: André Aguiar Battistelli; Maycon Machado Fontana; Luigi Luckner Bogoni; Gustavo Simon; Naiara Mottim Justino e Flávio Rubens Lapolli.

Leia o estudo completo: eletrobiorreator-a-membrana-ebrm-aplicado-ao-tratamento-de-esgotos-sanitarios-ensaios-para-determinacao-das-condicoes-operacionais

ÚLTIMOS ARTIGOS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS