BIBLIOTECA

Quantificação e proposta de destinação final do lodo de decantador da Estação de Tratamento de Água (ETA) em Itabirito, MG

Resumo

O presente artigo foi desenvolvido com objetivo de apresentar a quantificação e proposta de destinação final do lodo de decantador da Estação de Tratamento de Água (ETA) em Itabirito, Minas Gerais. Tratar o resíduo gerado no processo de produção de água potável no Brasil é um grande problema e desafio para as prestadoras de serviço em saneamento e profissionais que atuam na área ambiental e sanitária. Para a realização do estudo, foram utilizadas literaturas de autores especialistas no assunto, teses, pesquisas em sites; o que possibilitou buscar uma melhor alternativa para o tratamento do lodo da ETA. Como resultado, obteve-se a quantificação da vazão de água bruta captada e tratada na ETA em estudo, quantificação do lodo gerado nos decantadores e proposição de alternativa viável para o tratamento do lodo. Sugere-se a continuidade dos estudos de viabilização da implantação do tratamento para o lodo gerado na ETA de Itabirito/MG.

Introdução

A produção de água potável é responsável por gerar resíduos sólidos, denominado LETA (Lodo de Estação de Tratamento de Água). Este é proveniente do tratamento industrial da água bruta, captada de mananciais superficiais. A água é submetida a várias etapas no processo, para remoção de impurezas e micro-organismos que podem ser danosos à saúde da população abastecida.

Um dos problemas que as ETA’s enfrentam é a dificuldade de tratar o lodo e dispor de maneira a não causar impactos no meio ambiente, principalmente aquático. Conforme Achon; Barroso; Cordeiro (2013) há poucos estudos sobre o tema no Brasil:

(…) as soluções para a adequada gestão deste resíduo raramente são adotadas em ETA’s em funcionamento. Apesar de algumas iniciativas, a maioria das novas estações também negligencia a gestão do lodo. A maioria das ETA’s lança seus resíduos em cursos d’água, contrariando a legislação vigente e provocando impactos ambientais. (p.116).

A Lei 12.305 de 02 de Agosto de 2010 trata da PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos), no seu artigo 4º dispõe,

(…) conjunto de princípios, objetivos, instrumentos, diretrizes, metas e ações adotados pelo Governo Federal, isoladamente ou em regime de cooperação com Estados, Distrito Federal, Municípios ou particulares, com vistas à gestão integrada e ao gerenciamento ambientalmente adequado dos resíduos sólidos.

No artigo 9º relata a hierarquia dos resíduos, obrigando o responsável gerador a gerenciar seus resíduos gerados no processo produtivo, antes da destinação final.

Art. 9o Na gestão e gerenciamento de resíduos sólidos, deve ser observada a seguinte ordem de prioridade: não geração, redução, reutilização, reciclagem, tratamento dos resíduos sólidos e disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos.

Atualmente, como em muitos municípios brasileiros, a ETA de Itabirito lança todo LETA no córrego Carioca, e com o objetivo de solucionar este problema, o trabalho apresentará uma proposta de engenharia para tratamento, sugerindo que o LETA gerado no processo passe por tratamento, na sua totalidade, antes de ser encaminhado para destinação final.

Autores: Valdilei Camilo do Nascimento, Vinícius Marques Moreira de Souza, Adieliton Galvão de Freitas e Izabel Cristina de Matos Andrade.

lodo

ÚLTIMOS ARTIGOS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS