BIBLIOTECA

Avaliação da hidrodinâmica de reatores anaeróbios horizontais em série tratando águas residuárias de suinocultura

Resumo: É de extrema importância o conhecimento da hidrodinâmica para o monitoramento de reatores anaeróbios, pois permite estabelecer os regimes de escoamento e detectar falhas no sistema operacional que possam afetar sua eficiência. Neste trabalho foi estudado o comportamento hidrodinâmico de um reator anaeróbio horizontal com manta de lodo (RAHML – R1) e três reatores anaeróbios horizontais com leito fixo, utilizando anéis de eletroduto corrugado (RAHLF – R2, R3 e R4) instalados em série, utilizados no tratamento de águas residuárias de suinocultura. Os reatores anaeróbios horizontais, R1, R2, R3 e R4, foram operados com tempo de detenção hidráulico (TDH) de 24,0; 13,5; 7,5 e 3,4 horas, respectivamente. Foram realizados ensaios hidrodinâmicos através de testes estímulo-resposta tipo pulso, utilizando como traçador o cloreto de sódio, com acompanhamento da condutividade elétrica do efluente. Verificou-se que os reatores anaeróbios horizontais R2, R3 e R4 possuem regime de escoamento com características de reatores de mistura completa e o R1 com características de escoamento pistonado.

Introdução: As diversas transformações globais e o exponencial crescimento populacional nas últimas décadas têm gerado uma real preocupação quanto à disponibilidade de recursos que serão necessários para suprir as necessidades atuais e futuras. Preocupação que não se limita à água e aos alimentos, mas que engloba um terceiro item, não menos importante – O setor energético. O biogás surge assim como uma incrível alternativa de energia eficiente e sustentável. A digestão anaeróbia é uma alternativa atraente para o tratamento de águas residuárias de suinocultura, principalmente em virtude da produção de biogás que pode ser utilizado como uma fonte de energia e de efluente final com poder poluente reduzido. O objetivo deste trabalho foi avaliar o comportamento hidrodinâmico de um reator anaeróbio horizontal com manta de lodo (RAH – R1), e três reatores anaeróbios horizontais com leito fixo, utilizando anéis de eletroduto corrugado (RAHLF – R2, R3 e R4) instalados em série, tratando águas residuárias de suinocultura.

Autores: Antônio Sergio Torres de Souza; Rose Maria Duda e Roberto A. Oliveira.

Leia o estudo completo: avaliacao-da-hidrodinamica-de-reatores-anaerobios-horizontais-em-serie-tratando-aguas-residuarias-de-suinocultura