NOTÍCIAS

Água mineral vendida nas grandes cidades leva água potável à população do semiárido brasileiro

Venda da água mineral AMA financia projetos de acesso à água potável em regiões do país que sofrem com a seca.

ama-2

Água potável é algo básico para quem vive nas grandes cidades, mas segundo a OMS 1,8 bilhões de pessoas no mundo usam fontes de água contaminada. Só no Brasil são 35 milhões de brasileiros sem acesso à água potável, principalmente no semiárido, uma região que sofre com a pior seca dos últimos 100 anos.

Mas uma novidade tem ajudado comunidades do semiárido a ter acesso à água potável de forma permanente. Agora você pode tomar uma água mineral comprada no supermercado e ajudar famílias no semiárido. A água mineral AMA tem 100% do lucro revertido a projetos de acesso à água potável. Desenvolvida pela Ambev, a AMA é o primeiro negócio social do Brasil, que são aqueles que nascem com o propósito de resolver um problema social.

As vendas de AMA já ajudaram comunidades de três cidades no interior do Ceará. Os municípios de Aiuaba, Jaguaruana e Capistrano receberam financiamento para obras de perfuração de poços de água e para a construção de micro usinas de energia solar que diminuem consideravelmente o custo de distribuição da água.

O SISAR

Sistema Integrado de Saneamento Rural – é a ONG responsável por administrar a maioria dos sistemas de água rurais do Ceará e que coloca em prática os projetos nas três cidades, recebendo o financiamento de AMA e aplicando na implementação doo poços e usinas. Equipes técnicas formadas por especialistas em recursos hídricos e assistentes sociais dão a essas comunidades todo o suporte necessário para que as iniciativas se desenvolvam de forma sustentável. O trabalho é reconhecido pelo Banco Mundial como um dos melhores sistemas de gestão de água rural existentes.

“Nosso desejo é unir as pessoas por meio da água. Hoje já são 3.000 pessoas que têm acesso a água potável por causa deste projeto. Quanto mais pessoas se envolverem com AMA, mais projetos poderão ser realizados no semiárido. A água que você bebe aqui vai ajudar muita gente que não tem água para beber lá”, explica Carla Crippa, gerente de sustentabilidade da Ambev.

Com o apoio da Fundación Avina, ONG que trabalha em prol do desenvolvimento sustentável na América Latina, mais projetos devem ser implementados em todo o semiárido brasileiro.

Atualmente, a água AMA está disponível para venda em garrafas de 500ml nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Bahia e no Distrito Federal, e pelo site www.emporio.com/ama.

 

Fonte e contatos para imprensa: Vivian Tiemi – vivian.tiemi@maquinacohnwolfe.com ( Tel. 11-3147-7492 )

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS