NOTÍCIAS

Abertas as inscrições para evento nacional sobre eficiência energética

Vencedores nacionais de prêmios da Sanepar em 2016 apresentarão pesquisas e trabalhos

Interessados em conhecer pesquisas e práticas sobre o uso eficiente de energia no setor de saneamento no Brasil podem se inscrever no workshop que a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) vai promover no dia 23 de janeiro de 2017, em Curitiba.

Serão apresentados no evento os nove trabalhos vencedores do Prêmio Sanepar de Tecnologias Sustentáveis (PSTS), dedicado a pesquisadores e acadêmicos de todo Brasil. Empregados da Sanepar também vão apresentar os trabalhados que venceram o Prêmio Inova Sanepar, desenvolvido somente entre os trabalhadores da Companhia.

O workshop sobre o uso eficiente de ernergia no setor de saneamento faz parte das comemorações do aniversário de 54 anos de fundação da Companhia.

INSCRIÇÕES – As inscrições são gratuitas e limitadas e devem ser feitas pelo email [email protected] até o dia 18 de janeiro. O email deve ter como assunto: “Inscrição – 23/01” e conter os dados: nome completo, dados para contato (telefones com códigos de área, email e endereço completo com CEP), instituição a que pertence o inscrito.

PROGRAMAÇÃO – O evento inicia às 8h com credenciamento e segue com as palestras sobre “Aproveitamento de biogás e lodo excedente de reatores UASB como fonte de energia renovável em estações de tratamento de esgoto” (André Pereira Rosa – UFMG), “Avaliação do potencial de produção de biometano a partir de lemnas: efeito do pré-tratamento” (Bruna Scandolara Magnus – UFSC), “Dimensionamento de um biodigestor: aproveitamento de resíduos urbanos para a geração de biogás” (Kelly Borne – UNILA) e “Purificação de biogás através de cultivo de microalgas em efluentes orgânicos” (Bruno Miyawaki – UFPR).

Após o intervalo para o almoço, as palestras serão sobre “Automação no controle de perdas, impactos ambientais e eficiência energética em sistemas de abastecimento de água” (Rodrigo Votre – Sanepar), “Eficiência energética em bombeamentos de água tratada” (Maiquel Auri Lamb – UFSM), “Otimização da macro distribuição do sistema de abastecimento integrado de Curitiba – SAIC” (Katia Regina Garcia da Silva – Sanepar), “Método para seleção de bombas funcionando como turbina (BFT) em substituição a válvulas redutoras de pressão” (Gustavo Meirelles Lima – UNICAMP) e “Uso racional de energia elétrica com a implantação da comissão interna de conservação de energia elétrica – CICE” (Vanderlei Gonçalves da Silva – Sanepar).

Também estão previstas palestras sobre o potencial de economia do Brasil relativo à eficiência energética em sistemas de abastecimento de água e das atividades da Sanepar no setor, respectivamente, com Rita Cavaleiro de Ferreira, representante da Agência Alemã de Cooperação Internacional GIZ (Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit), e com Gustavo Rafael Collere Possetti, doutor na área e gerente de pesquisas na Sanepar.

PRÊMIOS – Esta é a primeira edição de ambos os prêmios da Sanepar sobre o tema. O PSTS teve mais de 30 trabalhos inscritos, vindos de várias instituições de ensino do Brasil, e o Inova, 49 inscrições. Segundo a Sanepar, a intenção do concurso é estimular a pesquisa sobre energia e saneamento e buscar soluções sustentáveis para conservação, racionalização e produção de energia, um dos principais insumos do setor de saneamento.

Juntos, os nove vencedores do PSTS e do Inova receberam R$105 mil em dinheiro e terão seus trabalhos publicados em livro. A obra será lançada no mesmo dia do evento, em uma solenidade de premiação.

Fonte: SANEPAR

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:
Gás de efeito estufa pode dar origem a combustíveis sustentáveis

Gás de efeito estufa pode dar origem a combustíveis sustentáveis

Transformar poluição em combustível é o que se pretende com um processo denominado hidrogenação do dióxido de carbono (CO2), que transforma o CO2 – um dos principais gases de efeito estufa – em produtos químicos e combustíveis renováveis. Um dos produtos mais importantes é o metanol, um composto versátil utilizado em tudo, desde plásticos até combustíveis.

Continuar lendo »
'Temos projetos para ampliar capacidade de produção em 12%', afirma gerente-geral da Refinaria de Cubatão

‘Temos projetos para ampliar capacidade de produção em 12%’, afirma gerente-geral da Refinaria de Cubatão

Aos 70 anos, completados em 16 de abril, a Refinaria Presidente Bernardes de Cubatão (RPBC) tem muita história para contar e futuro no olhar. Por isso, A Tribuna conversou com o gerente-geral da RPBC, Fernando Tadeu de Castilho. Formado em Engenharia Mecânica pela Escola Federal de Engenharia de Itajubá (MG), Castilho ingressou na Petrobras em março de 1987, atuando em diversas refinarias, fábricas de fertilizantes e na sede. Ele exerce o cargo de gerente-geral desde 2010. No Estado de São Paulo, é a terceira refinaria em que atua nessa posição. Na entrevista, Castilho fala sobre a importância da refinaria para a cidade e o País, além das perspectivas econômicas da empresa em termos de sustentabilidade e de economia, dentre outros assuntos.

Continuar lendo »