NOTÍCIAS

Wasser Berlin International

Feira Alemã apresenta as principais novidades do setor de saneamento na Europa

Em nome do Portal Tratamento de Água, entre os dias 28 e 31 de março, o Eng. André Vizioli esteve mais uma vez em uma das principais feiras do setor de saneamento na Europa. Dessa vez em Berlin – Alemanha, para verificar as novidades na Wasser Berlin International (http://www.wasser-berlin.de/en/).

A Wasser Berlin especializou-se no setor de águas e tornou-se um importante fórum para os Alemães, experts internacionais e políticos. Com o tema “somente água, mas tudo sobre a água”, este ano a feira mostrou uma perspectiva mais internacional tendo como referência a agenda de desenvolvimento sustentável para 2030, adotada no último ano pelas Nações Unidas (UN).

Em seu primeiro dia as discussões foram focadas em 6 das 17 metas adotadas pela UN para assegurar a viabilidade e a sustentabilidade do gerenciamento da água e do saneamento para todos. Nos últimos anos a oferta de soluções e o aumento das regulações vem apresentando inconsistências e mostram-se insuficientes para coordenação entre diferentes áreas. Discutiram, portanto, possíveis ações que poderiam eliminar tais inconsistências.

wasser-berlin

Nos dias subsequentes foram explorados assuntos como o impacto do uso dos fertilizantes e pesticidas. A Dinamarca, no contexto europeu, serve como um modelo importante uma vez que o país mostrou como os efeitos adversos ao ambiente da agricultura intensiva podem ser reduzidos.

Águas residuárias

Quanto às águas residuárias vimos novas opções técnicas como o “tratamento quartenário” que visa reduzir os poluentes emergentes ( antibióticos, pesticidas, hormônios, etc. ). Discutiu-se o uso de membranas nesses tratamentos. No que diz respeito à coleta de esgotos foi enfatizada a necessidade de se utilizar melhores técnicas de gerenciamento e a importância da reabilitação e preservação das redes coletoras.

Também foi amplamente discutido o desenvolvimento do profissional de saneamento. Fica claro que inovação e gerenciamento de alta tecnologia para o setor de águas e efluentes não serão conquistados sem um bom treinamento dos profissionais e que os mesmos estejam permanentemente motivados.

Quanto à exibição da feira o layout foi planejado de acordo com o “ciclo da água”, conforme a figura abaixo, a qual simboliza toda a cadeia de produtos, serviços e soluções contemplados pela feira.

wasser-berlin-2

Com mais de 400 empresas de diferentes regiões do mundo o floor plan foi organizado da seguinte forma:

  • Distribuição de água, coleta de esgoto e tubulações;
  • Tratamento de água;
  • Tratamento de esgoto;
  • Produção de energia, eficiência energética, medição e serviços de TI;
  • Drenagem;
  • Apresentação para o público.

Aproximadamente 2.000 produtos foram apresentados, vindos de pequenas, médias e grandes empresas do setor.

Foi possível observar a forte tendência de sistemas de redução de perdas físicas de água. As empresas apresentaram diversas soluções para reparos externos e internos das tubulações e para uma grande variedade de diâmetros e materiais de construção. Vimos sistemas sofisticados que utilizam câmeras especiais e robôs.

wasser-berlin-3

Estações elevatórias

Para os sistemas de coleta e transporte de esgoto as empresas apresentaram soluções que mudam os conceitos das estações elevatórias. As bombas utilizam variadores de frequência que permitem maior flexibilidade e ainda são capazes de realizar auto-limpezas automaticamente.

Já os ingleses apresentaram tecnologias para redução de consumo de energia no bombeamento de água para abastecimento público. Serviços on-site para teste de eficiência e até mesmo hardwares únicos para o monitoramento de estação de bombeamento com cálculos matemáticos desenvolvidos exclusivamente para a otimização desses sistemas.

A feira também mostrou um espaço aberto ao público não especializado, onde jovens e crianças puderam ter contato com os assuntos técnicos por meio de brincadeiras, atividades lúdicas e interativas.

wasser-berlin-4

Mais uma vez é encantador ver os gestos simples de cidadania que acontecem em eventos como esse na Alemanha. Esse tipo de iniciativa, bem como todos os serviços e produtos aqui resumidos e expostos foram selecionados por serem totalmente aplicáveis em nosso país.

 

andre-vizioli

 

 

André Vizioli

[email protected]

Engenheiro de Vendas da Improv Equipamentos. Atualmente mora em Londres e também cobre as principais feiras e eventos do setor de saneamento na Europa.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS