NOTÍCIAS

Visita à RWM Resource Efficience and Waste Management Solutions

noticia-157-rwm-resource-efficience-and-waste-management-solutions

De 13 a 15 de setembro ocorreu em Birmingham, no Reino Unido, a “RWM Resource Efficience and Waste Management Solutions”. As principais empresas do gerenciamento de resíduos sólidos estavam presentes no evento e o show floor contou com mais de 500 expositores. Paralelamente à feira, ocorreram os seguintes eventos:

• The Water Event
• Energy event
• The Renewable Event

noticia-157-rwm-resource-efficience-and-waste-management-solutions-2

Ocorreram diariamente dezenas de conferências simultâneas abortando diferentes assuntos e perspectivas em relação aos temas dos eventos.

A RWM se concentra no atendimento ao mercado interno que só parece pequeno no mapa. A feira cobre três principais setores da cadeia de resíduos na Europa : Energy from Waste, Logística e Reciclagem e Reprocessamentos.

Quanto às tendências para o mercado, são muitas as soluções de desenvolvimento de software com ferramentas de logística para gerenciamento de resíduos em toda a cadeia produtiva. A “AMCS Group” (www.amcsgroup.com) apresentou o conceito “end to end” para gerenciamento de resíduos, desenvolvido especificamente para a indústria de resíduos e reciclagem. Concebido em torno de melhores práticas da indústria, que simplifica as operações para entregar maior produtividade, redução de custos, aumento da rentabilidade e da receita global da empresa. Os softwares são altamente escaláveis, em padrões abertos e solução baseada. Ele se integra com os sistemas financeiros líderes da indústria e, quando combinado com a tecnologia a bordo dos veículos de transporte, proporciona uma verdadeira solução end-to-end para o gerenciamento de resíduos e negócios de reciclagem.

noticia-157-rwm-resource-efficience-and-waste-management-solutions-3

Em relação à energia produzida por queima de resíduos (Waste to Energy) Cris Jonas, diretor de desenvolvimento de negócios da VIRIDOR (www.viridor.co.uk) falou sobre o papel importante desta fonte para o desenvolvimento das “Smart Cities”. Segundo Cris as fontes de energia consumidas nestas cidades são divididas em : 40 % óleo, 35,9 % gás, 19,4 % eletricidade e, o restante, é dividido entre bioenergia e combustíveis sólidos. Se formos eletrificar mais as cidades, haverá um aumento na demanda, por exemplo, dos automóveis e a solução terá que ser provida por novas técnicas. No próprio Reino Unido será necessário um incremento de 20 % na oferta em 30 anos, e isso ainda é um impasse a ser resolvido.

O Water Event, dedicado a abastecimento público de água, concentrou-se em torno da grande alteração que ocorrerá no Reino Unido a partir de Abril de 2017. Todos os 1,2 milhões de clientes não domésticos tais como empresas, instituições de caridade e organizações do setor público, serão capazes de mudar para um novo provedor de serviços de varejo para água e esgoto. Estima-se que esse procedimento irá entregar um benefício líquido de cerca de £ 200 milhões para o Reino Unido. Esses novos “varejistas” serão responsáveis por todos os serviços voltados ao cliente, tais como faturamento, leitura de medidores, chamada e tratamento de reclamações. Esses clientes receberão a mesma água a partir dos mesmos condutos e terão o seu esgoto recolhido como agora, mas serão capazes de escolher o seu fornecedor, da mesma forma que podem escolher os seus fornecedores de energia e telecomunicações. Os clientes não domésticos têm interesse nesta escolha e, a decisão do governo de ampliar a concorrência no varejo, foi feita em resposta à demanda dos clientes empresariais. A reforma significa que eles estarão livres para negociar o pacote que melhor se adapte às necessidades dos seus negócios.

Os regulamentos são o resultado de um trabalho detalhado com a indústria da água, os participantes potenciais e os grupos de clientes. Para o consumo doméstico a competição pode começar a ser introduzida em 2020, aumentando ainda mais a competitividade e a eficiência dos serviços.

Embora a feira tenha foco no mercado interno, o projeto realizado pelo governo britânico para impulsionar as exportações, denominado “Exporting is Great”, apresentou como acessar oportunidades comerciais do setor de resíduos em realidades bem adversas, mostrando a capacidade de adaptabilidade, bem como os passos para acessar esses mercados e as adaptações com as práticas de trabalho em diversas regiões. Assuntos como corrupção e práticas informais do setor de reciclagem são desafios, mas podem ser transformados em sucesso.

Para concluir, entre os excelentes conferencistas do The Renewable Event podemos destacar a palestra de Ray Hammond, futurista e ganhador da medalha de ouro em futurologia e com muitas publicações sobre o assunto. Ao ser questionado sobre quais seriam os seus conselhos para países em desenvolvimento, disse: “Vocês não precisão cometer os mesmos erros que cometemos, ou seja, podem dar um salto de tecnologia e não precisam se perpetuar no atraso e na ineficiência”. Como exemplo, citou a utilização de drones para realização de entregas na África, onde já se estuda a construção de bases para esse tipo de solução.

noticia-157-rwm-resource-efficience-and-waste-management-solutions-4

André Vizioli – [email protected]
Engenheiro de vendas na Improv Equipamentos. Atualmente mora em Londres e cobre as principais feiras e eventos do setor de saneamento na Europa.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS