NOTÍCIAS

Uso sustentável das águas subterrâneas pode afetar as principais culturas

Uso sustentável das águas subterrâneas pode diminuir o cultivo irrigado de milho, soja e trigo em algumas áreas dos EUA.

Nos EUA, 52% da terra irrigada é usada para produção de milho, soja e trigo, sendo milho e soja duas das principais culturas país, com 17% da produção de milho e 12% da produção de soja provenientes de áreas irrigadas

uso aguas subterraneas

Imagem ilustrativa do Canva

No entanto, a água utilizada para esta irrigação é, muitas vezes, de fonte subterrânea bombeada de forma insustentável.

De acordo com um estudo recente liderado por Dartmouth publicado no Earth’s Future, o uso sustentável das águas subterrâneas para a agricultura nos EUA poderia reduzir drasticamente a produção das três culturas.

A irrigação depende da extração de águas subterrâneas de aquíferos, que também servem como fonte de água potável e são essenciais para lagos, rios e ecossistemas.

Os aquíferos são recarregados naturalmente à medida que as chuvas, o derretimento da neve e outras águas se infiltram no solo e são coletadas em uma camada porosa no subsolo. Mas, se o uso da água subterrânea exceder as taxas de recarga do aquífero, a quantidade de água subterrânea disponível no aquífero, inclusive para o cultivo, é reduzida.

Para analisar os impactos do uso sustentável das águas subterrâneas para milho irrigado, soja e trigo (cultura de inverno), os pesquisadores usaram um modelo de cultura simular à agricultura irrigada, no período de 2008 a 2012. O modelo de cultura usa informações sobre clima diário, propriedades do solo, manejo da fazenda e variedades de culturas  e foi comparado com dados de pesquisa do Departamento de Agricultura dos EUA para confirmar sua precisão.

A produção agrícola foi simulada em quatro diferentes cenários de uso de água subterrânea, variando do mais otimista ao pessimista.

O cenário mais otimista assume que a quantidade máxima de recarga pode ser usada para irrigação. Os cenários menos otimistas assumem que apenas uma fração da recarga vai para o aquífero e apenas essa quantidade restrita de água pode ser usada para irrigação.

Os cenários menos otimistas levam em conta a incerteza na disponibilidade de água subterrânea, bem como a preservação de alguma água para manter os ecossistemas saudáveis. Os quatro cenários de uso de água subterrânea utilizados foram 100%, 75%, 50% e 25%.


 

LEIA TAMBÉM: ABASTECIMENTO DE ÁGUA DOS EUA É VULNERÁVEL A CIBERATAQUES, ADMITE FUNCIONÁRIO


 

Sob o cenário de uso sustentável das águas subterrâneas mais otimista, a produção irrigada de milho, soja e trigo nos EUA é reduzida em 20%, 6% e 25%, respectivamente. No cenário mais pessimista, a produção de milho, soja e trigo é reduzida em 45%, 37% e 36%, respectivamente.

“Nossas descobertas ressaltam como a produção de milho, soja e trigo o pode ser afetada se optarmos por parar de esgotar os aquíferos nos Estados Unidos”, diz o coautor Jonathan Winter, professor associado de geografia e investigador principal do Applied Hydroclimatology Group. “No entanto, a precipitação futura, que afeta os recursos hídricos subterrâneos, é difícil de prever e a tecnologia de irrigação aprimorada, culturas mais eficientes em água e melhor gestão da água agrícola, podem reduzir as perdas de produção de uma transição para o uso sustentável das águas subterrâneas”.

As descobertas mostram que Nebraska, Kansas e Texas, que dependem das águas subterrâneas do Aquífero High Plains (também conhecido como Aquífero Ogallala) para cultivar milho, soja e trigo, sofreriam algumas das maiores perdas de produção como resultado do uso sustentável das águas subterrâneas.

Esta região é particularmente vulnerável devido à falta de chuvas, o que limita a agricultura de sequeiro ( técnica agrícola para cultivar terrenos onde a pluviosidade é diminuta) e a recarga das águas subterrâneas. Pesquisas anteriores descobriram que as Planícies Altas extraem três vezes mais água subterrânea do que a taxa de recarga de seu aquífero.

Em contraste, o Vale do Mississippi, uma região significativa de milho e soja, sofreria relativamente poucas perdas de produção, já que a extração de água subterrânea é tipicamente menor que a recarga na região.

O Centro-Oeste também sofreria perdas mínimas na produção de milho e soja porque a região é úmida e depende principalmente da agricultura de sequeiro, em vez de irrigada.

“O uso sustentável das águas subterrâneas é fundamental para manter a produção agrícola irrigada, especialmente em um sistema alimentar global que já é tributado pelas mudanças climáticas, crescimento populacional e mudanças nas demandas alimentares”, diz o coautor Jose R. Lopez, ex-pesquisador de pós-doutorado em geografia em Dartmouth. “Precisamos expandir a implementação de estratégias e tecnologias de conservação de água que temos agora e desenvolver mais ferramentas que possam estabilizar o abastecimento de água subterrânea do país, preservando o rendimento das colheitas e os meios de subsistência dos agricultores.”

Fonte: Water Online
Autores: Winter e Lopez, Joshua Elliott da Universidade de Chicago, Alex Ruane do Instituto Goddard de Estudos Espaciais da NASA, Cheryl Porter e Gerrit Hoogenboom da Universidade da Flórida, Martha Anderson do USDA ARS e Christopher Hain do NASA Marshall Space O Flight.
Adaptado para Portal Tratamento de Água
Traduzido por Jaqueline Morinelli


ÚLTIMAS NOTÍCIAS: VAZAMENTO DE PETRÓLEO EM RESERVA AMAZÔNICA DO EQUADOR TOTALIZOU 6.300 BARRIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: ESTIAGEM NO SUL: CASAN PROMOVE AÇÕES EMERGENCIAIS E INVESTIMENTOS MELHORAM ABASTECIMENTO NA REGIÃO OESTE DE SANTA CATARINA

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS