NOTÍCIAS

A União Europeia vai destinar 26,2 bilhões de euros para projetos no setor de água na Grécia

A Grécia apresenta perspectivas interessantes no setor das infraestruturas de água e resíduos que, com base na experiência e no know-how de outros Estados-Membros da UE, necessita de se modernizar e convergir para as normas europeias.

Recurso poderá ser utilizado para aprovação de projetos de gestão de resíduos e infraestruturas hídricas no período de 2021-2027

Imagem ilustrativa

A recuperação económica nos últimos anos, com taxas de crescimento do PIB positivas e crescentes desde 2017 (com exceção de 2020 devido às restrições da pandemia), deu um novo impulso ao domínio das infraestruturas na Grécia.

Adicionalmente, em 2021 com o novo Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) para o período 2021-2027, a União Europeia vai atribuir 26,2 mil milhões de euros que a Grécia poderá utilizar para a aprovação de projetos de gestão de resíduos e infraestruturas hídricas.

A Grécia mostra possibilidades de melhoria no tratamento de resíduos, o que tem conduzido ao desenvolvimento de um Plano Nacional de Gestão de Resíduos, no qual se procura convergir com a Europa, no que se refere à atuação no domínio da gestão de resíduos através de novos modelos sustentáveis ​​e reaproveitamento de produtos.


LEIA TAMBÉM: SAIBA POR QUE AS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS ESTÃO APOSTANDO NA SUSTENTABILIDADE


 

No que diz respeito à infraestrutura hídrica, houve grandes avanços, como o projeto integrado de saneamento e tratamento de águas residuais na área de Rafina-Pikermi e Spata-Artemida ou a implantação de projetos de esgotamento sanitário na parte oriental da Ática.

Estão previstas licitações para o tratamento de água em diferentes regiões da Grécia , bem como para o tratamento de resíduos pendentes de adjudicação, destacando-se os projetos para as regiões da Ática e da Macedônia, bem como em ilhas como Creta.

Futuramente, prevê-se o lançamento de licitações para os seguintes empreendimentos:

A percepção das empresas espanholas do setor é muito positiva, contribuindo de forma decisiva o fato de alguns dos mais importantes contratos de infraestruturas na Grécia, terem sido adjudicados a empresas espanholas.

A sua boa reputação constitui uma vantagem para as empresas espanholas que participam nas licitações previstas, dado que a grande maioria dessas infraestruturas é financiada diretamente com fundos europeus, o risco-país é limitado.

Fonte: Iagua

Adaptado para Portal Tratamento de Água

Traduzido por Jaqueline Morinelli


ÚLTIMAS NOTÍCIAS: PESQUISADORES DA USP CRIAM “CANETA” QUE DETECTA POLUENTES NA ÁGUA

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: UNICEF PEDE 9.400 MILHÕES DE DÓLARES PARA CRIANÇAS AFETADAS POR CRISES, MUDANÇAS CLIMÁTICAS E COVID-19

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS