NOTÍCIAS

Hidrogênio Verde

Ubatuba anuncia acordo para produção de Hidrogênio Verde

Hidrogênio Verde

Ubatuba firma parceria inovadora para liderar a revolução energética com hidrogênio verde

Ubatuba anuncia acordo para produção de Hidrogênio Verde

Primordialmente, em busca de avanços no desenvolvimento sustentável, Ubatuba firma parceria inédita com a Fundação ISCM de Bruxelas.

Além disso, um investimento de 4 bilhões de euros visa posicionar Ubatuba como líder na revolução energética, impulsionando seu desenvolvimento sustentável.

A Fundação ISCM, registrada na ONU, planeja estrategicamente a produção de H2V como energia limpa, implementando o projeto em diversas cidades.

No Brasil, além de Ubatuba, estão em andamento tratativas com mais cinco estados e prefeituras do país. Com esse objetivo, a Fundação tenciona fazer estudos preliminares sobre a possibilidade/viabilidade da produção de energias renováveis, tema que tem estado no centro dos debates da COP28, a principal cúpula sobre a questão climática no mundo.

H2V

Iniciada no último dia 30 de novembro, em Dubai, nos Emirados Árabes, o evento reúne chefes de Estado e líderes mundiais que discutem as possíveis soluções e tecnologias para frear o aquecimento global. Nesse contexto, o Hidrogênio Verde (H2V) é apontado como a principal alternativa para a redução dos gases de efeito estufa (GEEs).

Com esse acordo , a Fundação deverá fazer estudos preliminares sobre a possibilidade de Ubatuba ser sua coadjuvante na produção do H2V e, assim, se destacar no combate às mudanças climáticas no mundo, garantindo um futuro próspero ao município.

Entusiasta da inovação, o prefeito Márcio Maciel destaca: ‘Esta é a hora de acelerar o uso da tecnologia para a transição energética, tornando Ubatuba um exemplo para outras regiões.

Enquanto a parceria entre a Fundação ISCM com a Prefeitura Municipal de Ubatuba na produção e exportação de hidrogênio verde para o mercado internacional vai gerar riquezas, assegurar a qualidade do ar e a despoluição dos rios da cidade, além de promover empregos e crescimento sustentável no município.

Além disso, o projeto contará com o apoio da ISCM Investments, fundo de investimento da Fundação para captação de recursos. O estudo de viabilidade na região deve se estender por quatro meses e, se averiguada a viabilidade do projeto, a ISCM Investements deverá criar e financiar duas filiais de multinacionais na cidade: uma de tratamento de água (SWS – Systemic Water Sol utions Ubatuba) e outra de energia (SES – Systemic Energy Solutions Ubatuba), que irão sustentar a produção de água e energia limpa.

Bases do acordo

Bem como, entre os compromissos que a Fundação deverá cumprir, segundo o acordo proposto, figura o financiamento de programas de desenvolvimento sustentável para o município.

“Deixamos claro que o MoA – Memorando de Acordo, não é um contrato, é um acordo de intenções em que a única contrapartida da Prefeitura de Ubatuba para estes projetos é o Apoio Institucional”, explica Dr. Gustavo Medina, CEO da ISCM Foundation no Brasil.

Portanto, a Fundação ISCM tem como uma de suas principais diretrizes a transparência e o respeito às leis do país onde atua. O MoA é um protocolo de intenções onde é assegurado que o ônus financeiro do empreendimento é responsabilidade da Fundação:

“Este apoio inclui a prefeitura como shareholder do projeto, compartilhando os benefícios obtidos com o apoio legal e a parceria do município, que será favorecido com o desenvolvimento sem aumentar a dívida pública”, completa Medina.

Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba


ÚLTIMAS NOTÍCIAS: AS DOENÇAS QUE PODEM AUMENTAR NO BRASIL COM AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: COP28: POR DENTRO DA INICIATIVA DO SETOR DE RESÍDUOS PARA LANÇAR UM MERCADO DE CRÉDITOS DE METANO

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS