NOTÍCIAS

Avaliação de Tecnologia para eliminação de SARS – CoV 2 em esgotos

Especialistas unem esforços para testar a eficiência de ozônio na eliminação do vírus

 

esgoto

 

A deficiência da cobertura dos serviços de saneamento básico é alarmante no Brasil, onde cerca da metade do volume de esgoto gerado não recebe tratamento adequado. No contexto da pandemia de SARS -Cov 2 (Covid 19), o risco da presença do vírus nos esgotos despertou a comunidade cientifica para a tecnologia norte americana, HyDOZ® da BlueInGreen, de dissolução de gás ozônio, para eliminação do vírus nos esgotos.

“A iniciativa de aplicar ozônio fundamenta-se na simplicidade do sistema e por ser um potente agente oxidante, com ampla utilização em processos de tratamento de água e esgotos, somando-se a outros benefícios secundários, quando comparado com outras tecnologias de desinfecção existentes”, explica Paula Vilela, Engenheira Civil, Doutora em Saneamento Básico pela Universidade de São Paulo, Pós-Doutorada pelo IHE – Institute for Water Education na Holanda, e líder da área de Water na Ramboll Brasil, braço nacional de uma das maiores consultorias ambientais do mundo.

A especialista revela que outro fator de risco, refere-se aos profissionais da área de saneamento básico, especialmente os operadores de Estações de Tratamento de Esgotos (ETEs), e aqueles que realizam manutenção de redes coletoras, por estarem em contato diariamente com amostras de esgotos. A inalação de aerossóis pode ser uma perigosa via de transmissão do vírus.


LEIA TAMBÉM: A IMPORTÂNCIA DE UM PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO INTEGRADO DE SANEAMENTO (PEIS) PARA INVESTIMENTOS


No Brasil, 100 milhões de habitantes são afetados pela falta de saneamento, segundo o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) de 2018. “Essa realidade nos torna mais vulneráveis às infecções por doenças de veiculação hídrica, como gastroenterite infecciosa, febre amarela, dengue, leptospirose, malária e esquistossomose, além do novo risco da COVID, pois sofremos com a falta de cobertura de tratamento de esgotos. É hora de investirmos em tecnologias como a HyDOZ®”, que já se mostrou eficiente na remoção de vários contaminantes, em água e esgotos, afirma Paula Vilela.

Para Eugenio Singer, Diretor Geral da Ramboll Brasil, um dos sintomas mais graves resultantes da precariedade do saneamento básico e tratamento inadequado dos esgotos, é o colapso da saúde.

HyDOZ®

A primeira fase dos testes com a tecnologia HyDOZ®, para eliminação do SARS-COV-2 foi conduzida pela Paula Vilela, nos Estados Unidos, em parceria com a Universidade do Arkansas, entre setembro e dezembro de 2020. A segunda fase será realizada no Brasil, com previsão de início em abril.

A engenheira faz parte do grupo de pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) que buscam testar a eficácia dessa tecnologia de desinfecção.

Para saber mais

Lançamento do livro em março: “REÚSO DE ÁGUA COMO ESTRATÉGIA PARA A ESCASSEZ 1ª EDIÇÃO – IMPRESSO. O livro dedica o terceiro capítulo sobre à abordagem das consequências do Covid-19 para o tratamento do esgoto sanitário.

SOBRE A RAMBOLL

A Ramboll é uma empresa de origem dinamarquesa, que está entre as maiores consultorias ambientais do mundo, empregando 16,000 pessoas, em 35 nações, dentre elas o Brasil onde  está presente em São Paulo (Capital e Valinhos), Rio de Janeiro, Minas Gerais (Mariana e BH), Bahia, Espírito Santo e Brasília.

Atua nos seguintes mercados: água, meio ambiente, saúde, energia e mineração.

Saiba mais: https://tratamentodeagua.com.br/empresa/ramboll-brasil/


ÚLTIMAS NOTÍCIAS: PESQUISA APONTA PROBLEMAS NO ACESSO À ÁGUA POTÁVEL E ESGOTO EM MACAPÁ/AP

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: QUAL FOI O IMPACTO DA PANDEMIA NA QUALIDADE DA ÁGUA?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS