NOTÍCIAS

Rio registra maior concentração de geosmina na água desde o início do ano

Os cariocas voltaram a sofrer com o gosto e o cheiro ruins na água que sai das torneiras

 

agua

Imagem Ilustrativa

 

De acordo com o último relatório de coleta feito pela Cedae, na semana passada, a concentração de geosmina/MIB na água coletada foi a mais alta desde o início do ano: 0,515 micrograma por litro (μg/L). Ainda segundo o relatório, a concentração na água tratada, que efetivamente chega nas casas, registrou o segundo maior valor do ano, 0,183 μg/L. O recorde foi observado na semana anterior, no dia 18 de março, quando o valor chegou a 0,198 μg/L.

Os valores, que são considerados baixos em comparação com os registrados em 2020, mesmo assim, podem causar gosto ruim e odor forte, segundo informações da Cedae.

“Mesmo em baixa concentração, a substância pode alterar gosto e cheiro, apesar de não representar risco à saúde dos consumidores”, afirma a empresa.

E relatos de moradores que estão sofrendo com o problema não faltam:

“Em Brás de Pina água com gosto e cheiro horrível já há mais de duas semanas, característicos de geosmina”, escreveu um internauta no twitter na manhã desta terça-feira.


LEIA TAMBÉM: GEOSMINA DE VOLTA: CEDAE PARALISA ATIVIDADES DO GUANDU PARA LIMPEZA, E RJ PODE TER FALTA DE ÁGUA


Outra afirma que o problema também atinge moradores da Ilha do Governador:

“É dose aturar Covid-19 e ainda por cima geosmina na água. Na Ilha do Governador, tomo banho de geosmina todos os dias!”.

Um morador do Andaraí escreveu que, há duas semanas, sofre com o cheiro forte da água. Ele conta que, em razão do problema, os alimentos também estão com o sabor alterado:

“Aqui no Andaraí a água está com gosto e cheiro de terra há duas semanas. E sexta feira, no Mc Donald’s do Largo do Machado, o suco de uva estava com gosto da geosmina”, escreveu.

Ações para combate da geosmina

Em nota, a Cedae disse que, além de manter todas as medidas para reduzir a concentração de geosmina, como a aplicação de carvão ativado, nesta semana iniciará a instalação da bomba que vai jogar a água do Rio Guandu diretamente para a lagoa, aumentando a entrada de água e, consequentemente, sua renovação.

“Para combater a geosmina/MIB, produzida por algas que aumentam principalmente devido ao calor, água parada e nutrientes, a Companhia começa a instalar nesta semana, de forma emergencial, um novo sistema de bombeamento de água do Rio Guandu para a Lagoa Grande. A bomba será implantada antes da captação de água da estação de tratamento e vai renovar a água da lagoa. Esta ação, combinada à aplicação de carvão ativado na entrada de água na estação, deverá conter a situação”, explica, em nota, a empresa.

Ainda de acordo com informações da Cedae, a solução definitiva para o problema, a licitação para a realização da obra de proteção da tomada de água da ETA Guandu, está prevista para acontecer no dia 1º de junho. A intervenção prevê a construção de um dique para impedir que as águas dos rios Ipiranga, Queimados e Poços se misturem às do Rio Guandu antes do ponto de captação de água. A obra, com investimento de aproximadamente R$ 132 milhões, tem duração prevista de 24 meses.

Fonte: Extra.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS: SERVIÇOS PROGRAMADOS DO DMAE/RS QUALIFICAM ESTAÇÕES DE ÁGUA DA CAPITAL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS