NOTÍCIAS

Por que as Estações de Tratamento estão fugindo do Cloro Gás?

O cloro é um produto químico produzido a partir do cloreto de sódio por meio de eventos como a eletrólise, e posteriormente separado por processo de membranas para que atinja sua forma elementar (Cl2), sendo uma substância essencial para o tratamento de água. Isso porque, sendo um potente oxidante, o cloro é capaz de combater rapidamente a presença de micro-organismos e matérias orgânicas prejudiciais na água, o que faz com que seja amplamente utilizado.

Tornando-se um gás liquefeito sob pressão, o que muitas vezes não é mencionado é que o cloro é considerado um gás altamente tóxico e, como tal, existem diversos riscos associados ao seu uso! Em meio a tantas dificuldades e riscos, a maioria das Estações de Tratamento de Água estão fugindo do Cloro Gás, chegando à conclusão que não vale à pena continuar investindo em uma solução tão instável.

Confira os principais motivos que estão fazendo as ETAs buscarem outras soluções e migrarem seus investimentos:

  1. PERIGO IMINENTE

O Cloro Gás um produto químico que, em caso de vazamento, pode vir a causar muitos problemas. Apesar de ser armazenado e transportado em sua forma liquefeita, se houver um vazamento, o Cloro volta ao seu estado gasosorapidamente, se espalhando com facilidade.

Pessoas expostas a altas concentrações de Cloro Gás podem vir a desenvolver problemas pulmonares, como edemas, que debilitam os pulmões e os deixa vulneráveis a várias outras doenças respiratórias. Quando presente no ar em volume maior que 1.000 ppm, sua inalação é letal.

Além disso, mesmo não sendo facilmente inflamável, quando combinado com outras substâncias, o Cloro Gás pode até vir a formar compostos químicos altamente explosivos!

  1. DIFICULDADES NO ARMAZENAMENTO & TRANSPORTE

Pelos motivos citados no tópico anterior, um vazamento de Gás Cloro tem potencial para se tornar uma grande tragédia e precisa ser evitado a todo custo pelas empresas responsáveis pelo Tratamento de Água com Cloro Gás.

Isso faz com que o processo de armazenamento e transporte dessa substância seja uma tarefa extremamente difícil e delicada, requerendo um grande investimento em tecnologias para conseguir armazenar o Cloro Gás — tudo isso sem, porém, conseguir garantir de que nenhum tipo de acidente ocorrerá.

  1. OPERADORES EM RISCO

Em caso de vazamento ou qualquer tipo de acidente, as primeiras pessoas a serem atingidas e, consequentemente, que sofrerão com os efeitos colaterais são os operadores, que precisam lidar com a perigosa substância com frequência.

Mesmo se nenhum tipo de imprevisto acontecer, em vários países existe um limite de exposição à qual os operadores podem se sujeitar diariamente: 0,5 ppm — o equivalente a apenas seis horas diárias em contato com o produto químico. Isso porque, mesmo sem exposição direta, os operadores estão sujeitos aos efeitos colaterais provenientes do trabalho contínuo com a substância.

4.    EXISTEM ALTERNATIVAS

Hoje em dia, já não existe mais motivo para arriscar a segurança e a saúde dos operadores, bem como da população dos entornos das Estações de Tratamento de Água — existem alternativas viáveis, que conseguem melhorar a qualidade de vida de quem opera com o produto químico, garantir segurança de verdade às pessoas da cidade, otimizar e automatizar processos, além de também diminuir os custos das operações, como é o caso da solução à base de hipoclorito de sódio produzido in loco, a partir da eletrólise da salmoura.

 Saiba mais em:

www.Youtube.com/Hidrogeron

www.hidrogeron.com

 Paraná, novembro de 2016.  O Grupo Hidrogeron, atua desde 1996 no saneamento, em todo território nacional. Sua principal tecnologia, o Gerador de Cloro in loco a partir da eletrólise do cloreto de sódio, é a alternativa mais segura e eficiente para cloração. Representa uma quebra de paradigmas e vem conquistando a preferência dos profissionais do segmento. Toda linha da Hidrogeron pauta-se em soluções sustentáveis, não poluidoras e seguras para operadores e população em geral. Recentemente ampliou a área de atuação, agregando engenharia (modulados em inox) ao portfólio.

387

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS