NOTÍCIAS

Políticas climáticas para um mundo de baixo carbono América Latina é polo de ações positivas

Políticas climáticas para um mundo de baixo carbono: América Latina é polo de ações positivas

Políticas climáticas

Políticas climáticas para um mundo de baixo carbono. Levantamento do Banco Mundial reúne 25 projetos em execução pelo mundo para mostrar o que já está em prática e gerando resultados palpáveis

Em meio à crise climática global, há projetos em andamento que mostram progresso. Apesar de notícias preocupantes sobre o calor que bate recordes e o degelo constante, tanto nos pólos quanto nos continentes. Dessa forma, os projetos em questão injetam esperança nas ambições de limitar, e se possível, revertem os efeitos das atividades humanas sobre o ambiente. É o que mostra um estudo do Banco Mundial que reúne 25 iniciativas que são exemplo de gestão em todo o mundo, com a América Latina na liderança de políticas e tecnologias inovadoras.

Dentro dos esforços para a agenda 2050 para manter o aquecimento global em 1,5°C, o monitoramento da transição energética para o fim do uso maciço dos combustíveis fósseis pede velocidade. Há muitas ideias, mas pouca ação ainda, na avaliação do UNFCCC, fórum das Nações Unidas dedicado a acompanhar políticas mundiais para mitigação da mudança climática.

O levantamento “Reality Check: Lessons from 25 Policies Advancing a Low Carbon Future” citou sete projetos latino-americanos, seis asiáticos, seis africanos, quatro europeus e dois da América do Norte.

De acordo com o levantamento citado, o Brasil é destaque com seu ecossistema de combate ao desmatamento, visto como uma política climática de sucesso. A derrubada e principalmente a queima de árvores e pastos são a principal causa de emissões de gases estufa no país.

Sendo assim, desde o Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia Legal (PPCDAm), criado em 2004, passando pela revisão do Código Florestal, em 2012, ao projeto PRODES e o sistema DETER do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), que usa imagens de satélite para medir o desmatamento, “resultados mostram que as políticas ambientais brasileiras tiveram um impacto direto considerável nos níveis de desmatamento e ajudou a conter os desmatamentos florestais”, destaca o Banco Mundial.

“Dados contrafactuais também revelam que áreas significativas de desmatamento foram evitadas devido à presença da combinação de políticas”, diz o estudo.

Fonte: UM SÓ PLANETA


ÚLTIMAS NOTÍCIAS: PROGRAMA DE R$ 26,2 BI DA SABESP INCLUI 4 PROJETOS ESTRUTURANTES

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: 34º ENCONTRO TÉCNICO / FENASAN 2023: PAINEL APRESENTARÁ OS MAIS RECENTES MECANISMOS DE GOVERNANÇA E IMPULSIONAMENTO DE PRÁTICAS ESG PARA O SANEAMENTO

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS