NOTÍCIAS

Pesquisadores da USP criam “caneta” que detecta poluentes na água

Pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) criaram uma “caneta” capaz de detectar poluentes químicos eliminados na água.

Feito de grafite, nanopartículas de prata e poliuretano, o sensor pode encontrar bisfenol-A (BPA), um marcador molecular da presença de contaminantes, como produtos farmacêuticos, hormônios e pesticidas

Imagem Ilustrativa

Segundo os pesquisadores, tais compostos podem fazer mal à saúde, causando desequilíbrio hormonal, infertilidade e câncer em órgãos reprodutores, o que exige o monitoramento constante da qualidade da água, algo que hoje em dia é feito por análises e longas etapas de limpeza.

“Não há uma maneira simples para a análise de poluentes emergentes e, talvez, essa seja a principal razão pela qual os testes com o bisfenol-A ou outros contaminantes ainda não estão disponíveis para as empresas de saneamento, agências de controle ambiental, pelo menos não nos serviços públicos dos países em desenvolvimento”, afirma o coordenador do trabalho, Paulo Augusto Raymundo-Pereira, em entrevista à Agência Fapesp.


 

LEIA TAMBÉM: FÓRUM BRASIL-CHINA DESTACA BIOTECNOLOGIA PARA GARANTIR A SUSTENTABILIDADE


 

O que faz o sensor funcionar é um sinal elétrico produzido por reações químicas de oxidação e/ou redução que ocorrem na superfície do sensor quando em contato com uma amostra contendo o bisfenol-A.

“Nosso dispositivo pode ser usado por qualquer pessoa, mesmo sem treinamento. Acoplado a um analisador menor do que um celular, possível de ser conectado a um smartphone, formando um conjunto portátil, que pode ser levado a uma estação de tratamento, por exemplo. Não há necessidade de colher uma amostra de água para analisar em laboratório”, explica o pesquisador.

A “caneta” pode ser usada em um rio, em um córrego, um contêiner, um poço e até na torneira, e em menos de um minuto de contato da amostra com o sensor é possível saber o resultado da análise. O estudo foi publicado na revista científica Materials Science and Engineering: C.

Fonte: Canal Tech


ÚLTIMAS NOTÍCIAS: UNICEF PEDE 9.400 MILHÕES DE DÓLARES PARA CRIANÇAS AFETADAS POR CRISES, MUDANÇAS CLIMÁTICAS E COVID-19

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: NOVO MATERIAL COMPOSTO POR POLIPROPILENO E FOSFATO DE PRATA INATIVA VÍRUS, BACTÉRIAS E FUNGOS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS