LEITURA RECOMENDADA

Olhar visionário há duas décadas

O investimento da Aguas Antofagasta a torna líder na produção de água potável por meio de dessalinização na América Latina

O investimento da Aguas Antofagasta a torna líder na produção de água potável por meio de dessalinização na América Latina

A empresa de saneamento, que presta serviços na zona norte do Chile, em meio ao deserto mais árido do mundo e durante a crescente crise climática global, resolveu o problema da escassez de água por meio da dessalinização da água do mar, uma tecnologia que já completa 20 anos de uso na região e que, neste momento, está em meio à maior expansão de sua história para completar uma ambiciosa ampliação de sua principal planta dessalinizadora, localizada na capital regional.

Quando, em 2003, iniciou-se em Antofagasta uma incipiente produção de água potável a partir da dessalinização da água do mar, o conceito de mudança climática ainda não era uma questão estabelecida na agenda pública internacional e muito menos no Chile, tornando essa tecnologia apenas um avanço que permitiria maior garantia na obtenção de água potável em meio ao deserto mais árido do mundo. Duas décadas depois e com mais de 100 milhões de dólares investidos em projetos de dessalinização na região, a Aguas Antofagasta se tornou o principal expoente na América Latina no uso dessa tecnologia para produzir água potável.

“Projetando a Região como uma paradoxo e um exemplo de sustentabilidade, pois apesar do atual cenário de mega seca que enfrenta o centro-norte do Chile, há mais de 12 anos, nós garantimos o fornecimento de água potável em meio à aridez desta zona, ao utilizar uma fonte inesgotável, como é o mar”, explica.

Víctor Gutiérrez, chefe do departamento de projetos de dessalinização da empresa de saneamento, lembra que a visão de futuro estabelecida no início do século XXI permitiu alcançar a tranquilidade que atualmente projetam.

“Para nós, é um orgulho completar 20 anos dessalinizando, porque nos mostra que o caminho que tomamos nos permitiu ter uma das alternativas mais sustentáveis para garantir água potável hoje e no futuro, sem comprometer os recursos disponíveis para as próximas gerações,” esclarece Gutiérrez.

De fato, atualmente, 70% da população regional vive nas cidades costeiras da Região de Antofagasta, como Tocopilla, Mejillones, Antofagasta e Taltal.

A demanda média de água potável por dia na região é de 147 mil metros cúbicos, dos quais 60% vêm do mar e os restantes 40% de fontes de água das montanhas, que abastecem as comunidades distantes da costa. Ao detalhar o consumo de água potável via dessalinização, nas comunidades costeiras, a cobertura atual em Tocopilla atinge 100%, mesmo caso para Mejillones, 80% em Antofagasta e 31% em Taltal.

Fonte: ALADYR


ÚLTIMAS NOTÍCIAS:  VOTORANTIM BUSCA NOVAS OPORTUNIDADES EM INFRAESTRUTURA E SANEAMENTO, DIZ CEO

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: PESQUISA REVELA CONTAMINAÇÃO POR MERCÚRIO EM 84% DA POPULAÇÃO YANOMAMI DE NOVE ALDEIAS EM RORAIMA

Mais sobre este autor:

Fundada em 30 de novembro de 2010, no âmbito do II Seminário Internacional de Dessalinização na cidade de Antofagasta, Chile. A AADYR é uma associação sem fins lucrativos que promove conhecimentos oportunos e experiências em torno de tecnologias de dessalinização, reuso de água e tratamento de efluentes, a fim de otimizar a gestão hídrica na América Latina e garantir o acesso à água potável dentro de padrões de qualidade, eficiência, sustentabilidade, desenvolvimento econômico e futuro social.

Mais publicações deste autor »

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS