NOTÍCIAS

Mineradoras dizem que evoluíram nas práticas ESG, mas há muito a ser feito

Mineradoras e ESG

Principal desafio do setor é envolver os públicos com os quais se relaciona no planejamento de ações de sustentabilidade

Mineração e o ESG

Grandes empresas do setor de mineração consideram que evoluíram nas práticas de preservação ambiental, responsabilidade social e transparência empresarial (ESG, na sigla em inglês), mas ainda há muito a ser feito. O principal desafio do setor é envolver os públicos com os quais se relaciona no planejamento de ações de sustentabilidade.

“O rompimento da barragem de Brumadinho foi um evento extremo, que não deveria ter acontecido. A gente tem um trabalho muito grande para recuperar a confiança do público. E isso se faz com uma atitude consistente, madura, persistente”, afirmou o diretor de reparação e desenvolvimento territorial da Vale, Marcelo da Silva Klein.

O executivo defendeu o desenvolvimento com a comunidade de ações estruturantes e o uso de informações técnicas para “fugir da guerra de narrativas” que faz com que se multipliquem notícias falsas na internet sobre o setor.

“Precisamos falar com o público em cima de dados reais e não em cima de conversas”, afirmou Klein.

O vice-presidente de sustentabilidade da Anglogold Ashanti, Lauro Amorim, também considera essencial desenvolver iniciativas de ESG envolvendo as comunidades onde as empresas operam, com o estabelecimento de metas palpáveis.


LEIA TAMBÉM: BLACKROCK: DESAFIO DE INVESTIMENTO SUSTENTÁVEL É PRECIFICAR RISCO ESG


 

“Nos últimos anos, a reputação do setor tem se recuperado, muito em função do nosso papel social e da transição energética. Mas a mineração precisa evoluir mais. Precisa trazer propósitos e metas claras e conjugar os objetivos das empresas com os objetivos dos seus públicos”, afirmou Amorim.

Para o presidente da Largo Inc., Paulo Guimarães Misk, o desenvolvimento sustentável da cadeia de mineração passa pelo desenvolvimento da localidade onde a empresa atua e a preparação do território para o futuro. Ele cita como exemplo projetos para fomentar o desenvolvimento de vocações locais.

“Temos que entender onde estão os mais vulneráveis e procurar construir junto com a comunidade as soluções. Temos que estar abertos a ouvir, ir à comunidade para saber onde está errando e reparar eventuais impactos da mineração”, afirmou o diretor de assuntos corporativos e impacto sustentável da Anglo American Brasil, Ivan de Araújo Simões Filho.

O diretor de projetos e sustentabilidade da Samarco Mineração, Reuber Koury, defende a implantação de mecanismos para garantir a saúde e a segurança dos funcionários e zerar as fatalidades e doenças ocupacionais incapacitantes.

“Nossa meta é zerar as fatalidades até 2030. Precisamos muito avançar nessa temática”, disse Koury.

O executivo da Samarco acrescentou que as empresas do setor devem buscar cada vez mais obter certificações internacionais de segurança, governança e sustentabilidade, como forma de padronizar as ações de sustentabilidade do setor no país.

A vice-presidente de recursos humanos da Mosaic Fertilizantes, Adriana Kupcinkas Alencar, disse ainda que o setor tem como desafio aumentar a representatividade de mulheres e pessoas com deficiência.

“O setor precisa ter um ambiente mais diverso, mais inclusivo. E temos que envolver nesse processo todos os representantes da cadeia”, afirmou a executiva.

 

De acordo com o Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), as mineradoras têm como metas ESG aumentar em 53%, até 2030, o investimento em pesquisa e desenvolvimento tecnológico; atingir um índice de 11,8 de áreas protegidas sobre o total de áreas impactadas; reduzir o consumo de água em 10% até 2030 e o de energia em 5% até 2025; atingir 35% de participação de mulheres em cargos de liderança até 2030, entre outras metas.

Os executivos participam da Exposição e Congresso Brasileiro de Mineração (Exposibram), realizada em Belo Horizonte de 12 a 15 de setembro.

Fonte:Inteligência Financeira

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS