NOTÍCIAS

Megaseca EUA – Cortes drásticos de água são esperados à medida que ‘megaseca’ atinge os EUA

Megaseca EUA

A crise, que derrubou os níveis do lago Mead , o maior reservatório dos Estados Unidos, para uma mínima de 80 anos de apenas um quarto de sua capacidade de 28,9 milhões de hectares, está ameaçando o futuro da crucial bacia hidrográfica

 

Megaseca EUA

Espera-se por cortes de água para os estados ocidentais no aperto de uma severa “ megaseca no EUA” que derrubou os níveis nos dois maiores reservatórios do país para níveis recordes, relata o The Guardian.

Segundo o veículo britânico, o fluxo do rio Colorado , que fornece água para mais de 40 milhões de pessoas em sete estados e no México, será interrompido para reduzir o abastecimento ao Arizona e Nevada inicialmente, se o governo federal confirmar a proposta.

A crise, que derrubou os níveis do lago Mead , o maior reservatório dos Estados Unidos, para uma mínima de 80 anos de apenas um quarto de sua capacidade de 28,9 milhões de hectares, está ameaçando o futuro da crucial bacia hidrográfica.

Também levou a uma possível interrupção no fornecimento de água e na produção de energia hidrelétrica, forçando o Bureau of Reclamation dos EUA a considerar uma ação drástica.

Enquanto isso, o Lago Powell, de 24 metros de acres, está passando por uma catástrofe semelhante , com o Guardian relatando em julho que a produção de energia poderia parar em julho de 2023.

Autoridades alertaram os sete estados – Arizona, Califórnia, Colorado, Nevada, Novo México, Utah e Wyoming – no ano passado para se prepararem para cortes de emergência. Em junho, as autoridades disseram que os estados devem descobrir como usar 15% menos água no próximo ano ou ter cortes impostos a eles.

A situação provocou tensões entre os estados com diferentes prioridades para a água que recebem, e as negociações não resultaram em nenhum acordo.

“Há muitos interesses diferentes em desacordo. E há muito a superar, e há muita animosidade”, disse Kyle Roerink, diretor executivo da Great Basin Water Network, ao Los Angeles Times .

Os anúncios previstos são duplos, de acordo com a CNN . A primeira será uma previsão do USBR que pode desencadear uma declaração de escassez de água de nível 2 sem precedentes para a bacia do rio Colorado. As projeções hidrológicas que estimam os níveis futuros de água determinarão a extensão e o alcance dos cortes.


LEIA TAMBÉM: A CATASTRÓFICA AMEAÇA DA SECA TOTAL NO LAGO MEAD, MAIOR RESERVATÓRIO DE ÁGUA DOS EUA


 

O segundo será os próximos passos da agência após as negociações entre os estados não terem sido bem sucedidas. Alguns especialistas temem que, se o uso de água não for reduzido em cerca de 25% em toda a região, novos cortes serão inevitáveis, o que pode afetar estados mais ao longo da bacia, incluindo a Califórnia.

Juntos, as projeções e o prazo para os cortes estão apresentando aos estados ocidentais desafios sem precedentes e confrontando-os com decisões difíceis sobre como planejar um futuro mais seco.

Embora o USBR esteja “muito focado em apenas passar por isso até o próximo ano”, quaisquer cortes provavelmente precisariam estar em vigor por muito mais tempo, disse o hidrólogo da Universidade de Oxford, Kevin Wheeler.

“A contribuição da ciência é que está bem claro que essas reduções precisam permanecer até que a seca termine ou percebemos que elas realmente precisam piorar e os cortes precisam ser mais profundos”, disse ele.

Os sete estados e o México assinaram um acordo em 2019 para ajudar a manter os níveis dos reservatórios. A quantidade de água alocada aos estados sob esse plano depende dos níveis de água no Lago Mead.

No ano passado, o lago ficou baixo o suficiente para o governo federal declarar a primeira escassez de água na região, desencadeando uma primeira onda obrigatória de cortes no Arizona e Nevada , bem como no México, em 2022.

Megaseca nos EUA – Os níveis dos reservatórios vêm caindo calamitosamente há anos, devido a 22 anos de seca agravada pela emergência climática e uso excessivo do rio.

A redução do derretimento da neve na primavera também reduziu a quantidade de água que flui das Montanhas Rochosas, onde o rio Colorado se origina antes de serpentear 2.334 km a sudoeste e entrar no Golfo da Califórnia.

Fonte: Gazeta Brasil


ÚLTIMAS NOTÍCIAS: SUPERBAC CONQUISTA CERTIFICAÇÃO GPTW COMO EXCELENTE EMPRESA PARA SE TRABALHAR

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: ESTRESSE HÍDRICO E SUA SOLUÇÃO

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS