NOTÍCIAS

Governo do Rio lança projeto para startups com foco em economia azul (1)

Governo do Rio lança projeto para startups com foco em economia azul

Governo do Rio lança projeto para startups com foco em economia azul

O governo do Rio de Janeiro lançou na terça-feira ( 06/05) a segunda edição do programa BlueRio, que conecta startups e empresas do Estado em busca de soluções sustentáveis para o uso inteligente dos recursos hídricos e marinhos. A equipe selecionará 60 startups na primeira etapa.

A iniciativa representa uma importante parceria entre a Secretaria de Estado de Ambiente e Sustentabilidade e a consultoria de inovação Beta-i Brasil. Nesse sentido, a equipe responsável planeja divulgar o edital até o final deste mês. Logo após a abertura do período de inscrições e a subsequente seleção das 60 startups mais promissoras, apenas 30 delas avançarão para a segunda fase do programa.

A segunda etapa consistirá em um programa intensivo e imersivo, que acontecerá em agosto. Durante esse período, os empreendedores receberão mentoria presencial para refinar ideias, ajustar modelos de negócio e alinhar principais objetivos com investidores ou parceiros. Nessa fase, os parceiros estarão organizados em seis macro áreas: Saneamento; Portos, Navegação e Logística; Sustentabilidade e Clima; Energia Sustentável; Turismo; e Bioeconomia.

Economia azul

Entre as empresas que vão participar da segunda edição do programa estão Porto Sudeste, Cisbra/Caerj, Porto do Açu, Galp, Fundação Grupo Boticário, Águas do Rio, Cedae, OceanPact, prefeitura de Cabo Frio e Wilson Sons. Essas empresas parceiras participam do mapeamento dos desafios estratégicos até o desenvolvimento de provas de conceito junto às startups, chegando a soluções adaptadas à realidade local com potencial de escala global.

“O BlueRio é mais uma prova de que o Rio está preparado para liderar a nova economia do século 21: sustentável, inteligente e conectada com o futuro. Estamos atraindo talentos, movimentando o ecossistema de inovação e gerando oportunidades reais para quem cuida do meio ambiente”, disse o governador do Estado, Cláudio Castro (PL), no lançamento do programa.

A iniciativa compõe-se de cinco etapas bem definidas, a princípio, ocorre a identificação dos desafios prioritários a serem enfrentados. Em seguida, o processo avança para as fases subsequentes. Posteriormente, as etapas culminam na validação de soluções inovadoras, desenvolvidas tanto por startups nacionais quanto internacionais.

“Além de fortalecermos a colaboração entre empresas, instituições e startups para o desenvolvimento de soluções inovadoras, ampliaremos o impacto com ações voltadas à formação de novos empreendedores, por meio de um programa focado na capacitação de jovens e em temas socioambientais”, disse André Nunes, sócio-gerente da Beta-i Brasil.

Fonte: Valor


ÚLTIMAS NOTÍCIAS: