NOTÍCIAS

Fluoretação da água passa a ser 100% automatizada em Cuiabá

Tecnologia permite ainda maior controle dos níveis de flúor na água tratada, garantindo alto padrão do serviço

ETA

Imagem ilustrativa

A fluoretação da água para consumo humano é uma medida preventiva que reduz a incidência de cárie dental, sobretudo nas crianças. Na capital mato-grossense, toda a água fornecida pela rede pública contém flúor, medida implantada a partir de 2017. Agora, com o investimento superior a R$ 700 mil reais em materiais e serviços, a Águas Cuiabá passa a contar com a automação completa do sistema de fluoretação em todas as 11 Estações de Tratamento de Água (ETAs). O processo, que antes era realizado manualmente, ganhou novas tecnologias, que permitem ainda maior controle dos níveis de flúor, contribuindo com o alto padrão do serviço de abastecimento.

O sistema é composto por equipamentos eletrônicos instalados nas ETAs, em estruturas que compõem a etapa final de tratamento, por onde a água passa antes de ir para os reservatórios. Segundo o coordenador de Engenharia da concessionária, Fábio Goulart Barrios, com a automação do sistema o controle e o ajuste do fornecimento de flúor ocorrem de forma automática. “A tecnologia evita oscilações da concentração do composto. É mais um passo importante, que evidencia a excelência do serviço de abastecimento de água às famílias cuiabanas.”

Necessários para o processo de fluoretação, o sistema automatizado conta com um analisador de flúor, responsável por avaliar a concentração do composto na água, por uma bomba dosadora, para a injeção do flúor de forma controlada e um painel de acionamento dos dispositivos. A inovação tecnológica está presente, principalmente, na estrutura da bomba dosadora, antes operada de forma manual, com coletas sistematizadas e análise da água. Agora, ela passa a operar de forma automática, analisando a concentração de flúor integralmente, por meio de dispositivos eletrônicos.

Fluoretação

O método consiste na adição controlada de um composto de flúor, o ácido fluossilícico, à água de abastecimento público. Desde 1974, a legislação brasileira estabelece como obrigatória a fluoretação da água em todas as ETAs. Considerado um dos métodos mais efetivos na garantia de prevenção de doenças bucais, o procedimento tem um grande impacto na comunidade, principalmente por conseguir atingir toda a população nos diferentes ciclos de vida e condições socioeconômicas.


LEIA TAMBÉM: ESTUDO APONTA ALTA PRESENÇA DE COMPOSTO NOCIVO NA ÁGUA NA RMC


Sobre a Águas Cuiabá

Por meio de concessão plena com validade de 30 anos, a Águas Cuiabá assumiu os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário na capital mato-grossense em 2012. A empresa atende a 613 mil pessoas e tem como objetivo universalizar o acesso da população à água de qualidade e à coleta e tratamento de esgoto. Desde 2017, faz parte da Iguá Saneamento, companhia que está presente em 37 municípios brasileiros e que alcança 6 milhões de pessoas com o compromisso de ser a melhor empresa de saneamento para o Brasil.

Sobre a Iguá Saneamento 

A Iguá é uma companhia de saneamento, controlada pela IG4 Capital, que atua no gerenciamento e na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário por intermédio de concessões e de parcerias público-privadas. Uma das principais operadoras privadas do setor no país, atualmente está presente em 37 municípios de cinco estados brasileiros – Alagoas, Mato Grosso, Santa Catarina, São Paulo e Paraná – por meio de 18 operações que beneficiam cerca de 6 milhões de pessoas. Chega ao Rio de Janeiro no segundo semestre de 2021, ampliando seu escopo de atuação com a distribuição de água e esgotamento sanitário para mais de um milhão de fluminenses. A Iguá possui quatro pilares essenciais que orientam a realização das ações socioambientais em todas as suas unidades operacionais, constituindo o planejamento estratégico SERR – Segurança hídrica; Eficiência na produção e distribuição de água; Responsabilidade na coleta e tratamento de esgoto; e Respeito às pessoas. Em 2020, a Iguá aderiu à Rede Brasil do Pacto Global (iniciativa das Nações Unidas), adotando e promovendo, em suas práticas de negócios, os Dez Princípios universalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. A companhia foi eleita, em 2020, pelo quarto ano consecutivo, uma ótima empresa para se trabalhar pela consultoria Great Place to Work (GPTW). Atualmente, emprega cerca de 1,5 mil pessoas. O nome Iguá é uma referência direta ao universo em que atua: em tupi-guarani, “ig” quer dizer água. www.igua.com.br.

Fonte: Olivre.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS: RESERVATÓRIOS DE HIDRELÉTRICAS JÁ ATINGEM PIOR NÍVEL PARA SETEMBRO

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: BRACELL INICIA OPERAÇÕES EM SUA MAIS NOVA FÁBRICA : O PROJETO STAR, MAIOR E MAIS VERDE BIOINDÚSTRIA DE CELULOSE DO MUNDO

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS