NOTÍCIAS

ETE eleva para 60% índice de tratamento

Sumaré vai saltar de 30% para 65% de tratamento do esgoto produzido com a conclusão das obras da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Tijuco Preto, segundo estimativas da concessionária BRK Ambiental.

ete
A estimativa da empresa é chegar a 100% de tratamento em 2022. Para isso, além da construção de dois subsistemas será necessária a instalação de 43 quilômetros de interceptores.
Conforme os dados fornecidos pela concessionária, quando assumiu os serviços de saneamento, em junho de 2015, o índice de tratamento de esgoto era de 14%. Para construir a ETE que vai aumentar os índices de tratamento atual ainda são necessárias duas autorizações, dadas pela prefeitura, que liberam os terrenos para instalação da obra e de cerca de dez quilômetros de interceptores e coletores tronco, necessários para encaminhar o esgoto dos bairros até a Estação de Tratamento.

Estações

Para garantir os atuais 30% de tratamento dos efluentes, Sumaré conta com 19 estações de tratamento em diferentes bairros. O investimento da concessionária nessas obras nos bairros é de R$ 77 milhões, mas não há previsão para as conclusão da ETE, que depende da liberação de licenças da prefeitura, segundo a BRK. A prefeitura foi procurada nesta sexta, 19, para comentar sobre o trâmite das licenças, mas até o fechamento dessa matéria não havia se manifestado.

SBO

Em Santa Bárbara d’Oeste, o índice de tratamento de esgoto é de 54% graças a cinco estações. O Departamento de Água e Esgoto (DAE) informou que os 100% do serviço devem ser alcançados em dois anos, quando serão concluídas obras de duas novas estações e a ampliação de outras.
Para dar prosseguimentos às construções, a autarquia barbarense vai investir cerca de R$ 60 milhões, entre receita própria e repasses do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal e da Cobrança Paulista pelo uso dos recursos hídricos.
O departamento informou que os interceptores de esgoto para o escoamento dos efluentes até as duas futuras estações de tratamento, ETE Toledos II e ETE Barrocão, já estão instalados.

Fonte: Todo dia.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:
SUMMIT CHANNEL PARTNERS 2025 PARCEIROS DE CONFIANÇA E INOVAÇÃO

Summit Channel Partners 2025: parceiros de confiança e inovação

Vamos juntos moldar o futuro do tratamento de água! A Veolia convida empresas de engenharia, OEMs e consultores especializados para um encontro exclusivo que promete revolucionar o setor de tratamento de águas. O Summit Channel Partners 2025 acontecerá no dia 20 de outubro, em São Paulo, reunindo parceiros estratégicos que buscam explorar as principais tendências e inovações do mercado.

Continuar lendo »
Saneamento e mudança climática entidades do setor criam documento orientador para um futuro hídrico sustentável, rumo à COP30, em evento em Belém

Saneamento e mudança climática: entidades do setor criam documento orientador para um futuro hídrico sustentável, rumo à COP30, em evento em Belém

Organizada pela Aesbe e AESabesp, a terceira edição do Relatório “Diretrizes aos prestadores de serviços de água e esgoto para o enfrentamento de eventos adversos” será lançada em Belém, no Pará, em 2 de outubro, durante a abertura da Casa do Saneamento da Funasa, evento pré-Conferência do Clima, que acontecerá de 30 de setembro até dia 2.

Continuar lendo »