NOTÍCIAS

ETE eleva para 60% índice de tratamento

Sumaré vai saltar de 30% para 65% de tratamento do esgoto produzido com a conclusão das obras da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Tijuco Preto, segundo estimativas da concessionária BRK Ambiental.

ete
A estimativa da empresa é chegar a 100% de tratamento em 2022. Para isso, além da construção de dois subsistemas será necessária a instalação de 43 quilômetros de interceptores.
Conforme os dados fornecidos pela concessionária, quando assumiu os serviços de saneamento, em junho de 2015, o índice de tratamento de esgoto era de 14%. Para construir a ETE que vai aumentar os índices de tratamento atual ainda são necessárias duas autorizações, dadas pela prefeitura, que liberam os terrenos para instalação da obra e de cerca de dez quilômetros de interceptores e coletores tronco, necessários para encaminhar o esgoto dos bairros até a Estação de Tratamento.

Estações

Para garantir os atuais 30% de tratamento dos efluentes, Sumaré conta com 19 estações de tratamento em diferentes bairros. O investimento da concessionária nessas obras nos bairros é de R$ 77 milhões, mas não há previsão para as conclusão da ETE, que depende da liberação de licenças da prefeitura, segundo a BRK. A prefeitura foi procurada nesta sexta, 19, para comentar sobre o trâmite das licenças, mas até o fechamento dessa matéria não havia se manifestado.

SBO

Em Santa Bárbara d’Oeste, o índice de tratamento de esgoto é de 54% graças a cinco estações. O Departamento de Água e Esgoto (DAE) informou que os 100% do serviço devem ser alcançados em dois anos, quando serão concluídas obras de duas novas estações e a ampliação de outras.
Para dar prosseguimentos às construções, a autarquia barbarense vai investir cerca de R$ 60 milhões, entre receita própria e repasses do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal e da Cobrança Paulista pelo uso dos recursos hídricos.
O departamento informou que os interceptores de esgoto para o escoamento dos efluentes até as duas futuras estações de tratamento, ETE Toledos II e ETE Barrocão, já estão instalados.

Fonte: Todo dia.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS