Empresa chega a R$ 1 bilhão de faturamento em 2025 e investe em expansão nacional para atender a demanda crescente por soluções ambientais
Mais de 80% das indústrias brasileiras já têm em prática iniciativas sustentáveis para eficiência energética, gestão de resíduos e reúso de água, segundo dados da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Esse contexto de avanço da agenda ambiental reflete o crescimento da Cetrel, que encerra 2025 com R$ 1 bilhão em receita e projeta alcançar R$ 2,3 bilhões até 2030, com aposta em inovação e ampliação territorial.
Para Ciro Gouveia, diretor-presidente da Cetrel, a agenda ESG deixou de ser um diferencial competitivo e se tornou um requisito básico para a perenidade das companhias.
“Seja para atrair clientes ou investidores, esse já é um pilar estratégico do setor nacional, que tem aumentado a busca por circularidade de resíduos, fontes de energia renováveis e maior segurança hídrica”, afirma.
Com 47 anos de mercado e pertencente ao Grupo Solví, a Cetrel consolidou sua atuação em algumas frentes que hoje concentram as maiores demandas de sustentabilidade: tratamento de água e efluentes, economia circular e resposta a emergências.
Na frente de economia circular, a empresa inovou ao desenvolver uma metodologia própria para gestão integrada de resíduos com operações neutralizadas, que são compensadas por meio de créditos de carbono gerados em outras unidades do Grupo Solví. Atualmente, a Cetrel tem projetos em cerca de 80 grandes indústrias, alcançando índices superiores a 95% de reciclagem com soluções de circularidade na cadeia produtiva de seus clientes.
“Quantificamos toda a geração de carbono dessas operações e neutralizamos com os créditos de outra atividade do grupo, assim o cliente recebe uma solução eficiente e com impacto ambiental agregado desde o primeiro dia”, explica Gouveia.
Em água e efluentes, a companhia opera a maior estação de tratamento industrial da América Latina, em Camaçari (BA), onde processa 32 milhões de metros cúbicos por ano e fornece 28 milhões de metros cúbicos de água — potável, clarificada, desmineralizada e para incêndio.
“Não entregamos apenas água, garantimos segurança hídrica a todo o polo petroquímico, esse é o nosso grande escopo”, ressalta Gouveia.
Respostas a emergências
Outro eixo de crescimento da Cetrel é o serviço de resposta a emergências, que atende todo o Brasil com equipes especializadas em casos de acidentes químicos ou vazamentos rodoviários, ferroviários e portuários, assegurando diagnóstico rápido e mobilização imediata das equipes. A empresa mantém dez bases operacionais, que serão 18 até 2026, com 200 profissionais dedicados e suporte da estrutura nacional do grupo.
Segundo Gouveia, o crescimento contínuo da base de 1,1 mil clientes da Cetrel é resultado da combinação entre abrangência nacional e conhecimento técnico específico de cada segmento industrial.
“Estamos presentes em 15 estados brasileiros, com 1,7 mil colaboradores, o que nos permite entender os desafios de cada operação e oferecer soluções sob medida”, diz. Com a intensificação das exigências ambientais nos próximos anos, o objetivo da empresa é ampliar sua presença na cadeia produtiva. “Nosso foco é seguir apoiando essa evolução com soluções ambientais de alto impacto. O futuro da sustentabilidade industrial está sendo construído agora e a Cetrel já está pronta para ele”, finaliza.
Fonte: Valor